Segurança hídrica no comitê de gestão de riscos

Ficha Técnica

Empresa

Lorinvest

Metas:

  • 2

    Mitigar os riscos da água para o negócio.

Ano:

2019

Descrição geral

A segurança hídrica é tratada pela Norflor como fator estratégico para os negócios  Norflor, que incluiu o tema no comitê de gestão de riscos da empresa. No comitê, são analisados diversos aspectos, tais como causas da escassez hídricas e riscos atinentes ao negócio, para a elaboração de plano de ação para mitigação das possíveis causas identificadas.

A disponibilidade hídrica configura-se como fator estratégico para a Norflor, neste sentido, o tema foi incluído no comitê de gestão de Riscos da empresa.

Neste comitê, avalia-se as principais causas da escassez hídricas, os riscos atinentes ao negócio e elabora-se um plano de ação para mitigar as possíveis causas identificadas.No comitê de risco, o tema água foi inserido em 2018, sendo identificadas várias ações necessárias para mitigar os riscos da água para o negócio. Ao longo de 2019 várias ações foram iniciadas por iniciativa própria e também em parceria com as comunidades do entorno.

Dentro do gerenciamento dos riscos ao negócio Norflor, há um tema específico cujo contexto é “Déficit Hídrico”. Ações são adotadas para mitigar impactos sob o viés da produtividade da floresta e redução do volume em cursos d’água. Seleção de clones mais eficientes no consumo da água; monitoramento quantitativo e qualitativo de cursos d’água; Instalação de sistemas de aproveitamento de água das chuvas, em caixas d’água e micro barragens, são exemplos de ações adotadas no empreendimento.

  • Foram realizadas ações de ações de recuperação e preservação de nascentes (em áreas próprias e te terceiros) visando a preservação dos cursos hídricos;
  • Foram implantados sistemas de aproveitamento de água da chuva;
  • Construção de barragens e caixas de contenção, que promovam a infiltração de água no solo;
  • Uso e avaliação continua de material genético mais adaptáveis as condições hídricas da região; e
  • Construção de banheiros para vizinhos visando diminuição de poluentes nos cursos Hídricos.

Tais ações terão continuidade e serão ampliadas até 2025. Ressalta-se a inclusão de diagnóstico e ações para melhoria na qualidade das bacias hidrográficas que compõem o empreendimento Norflor, a ser realizado junto à Universidades e comunidades vizinhas.

As metas estabelecidas na Norflor quanto a água, estão dentro de um contexto macro chamado “Recursos Hídricos”, que compõem o programa de monitoramento do empreendimento. Cada meta possui uma frequência de avaliação específica. Todas estão dentro dos prazos estabelecidos para seu cumprimento.

Monitora-se a qualidade das bacias hidrográficas que compõem o empreendimento e a disponibilidade hídrica para o negócio. Cada meta é avaliada com uma métrica específica. A equipe de meio ambiente é responsável por acompanhar de acordo com a frequência de avaliação, se cada meta está atendendo ao prazo estabelecido. Além de desenvolver planos de ação para corrigir desvios encontrados.

PROJETOS RELACIONADOS:

Disponibilidade hídrica como fator estratégico

A segurança hídrica configura-se como fator estratégico para a Norflor. A empresa, sob gestão da Lorinvest, é voltada para o […]