Uso de software para avaliação de stress hídrico

Ficha Técnica

Empresa

Votorantim Cimentos

Metas:

  • 1

    Ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios.

Descrição geral

A Votorantim Cimentos incorporou o tema água como um pilar fundamental na estratégia de longo prazo. Entre as iniciativas, está a utilização de um software para avaliar os cenários de stress hídrico.  Objetivo é traçar perspectivas para os anos de 2020, 2030 e 2040. A abrangência é de 100% das localidades onde tem operações de cimento.

A ação em curso visa incorporar o tema água como um pilar fundamental da estratégia do negócio de longo prazo. Embora o consumo de água no processo de cimento não ter uma alta relevância, a escassez, principalmente em cenários futuros de mudanças climáticas, podem sim impactar suas operações. A ideia do projeto é monetizar o risco associado a água (cenários de mudanças climáticas e stress hídrico) no curto, médio e longo prazos, e dar visibilidade à magnitude desse risco à alta liderança. Está em avaliação se é um tema para ser incorporado à matriz de governança de riscos ou ser incorporado como um tema a ser incluído em no planejamento estratégico da empresa.

A Votorantim Cimentos utiliza o software Aqueduct para entender os cenários de stress hídrico nos anos de 2020, 2030 e 2040 em 100% das localidades onde tem operações de cimento. A empresa também compara o consumo específico de água nas diferentes plantas em busca de sinergias e oportunidades de melhoria e otimização de processos.

  • Realizar o levantamento de fabricas prioritárias, ou seja, aquelas que apresentam maior risco atual e futuro relacionado a água;
  • Dar visibilidade a esses riscos em seus comitês de alta liderança (BET – Brazilian Executive Team e GET – Global Executive team)
  • Monitorar evolução dos riscos identificados;
  • Identificar oportunidade de melhorias a serem compartilhadas entre plantas.

Avaliação a ser realizada pela área de sustentabilidade.

Galeria de Mídias