Publicações

22/09/2019

Quality Unknown – Banco Mundial

Quality Unknown – Banco Mundial

Embora muitas atenções tenham se concentrado na quantidade de água – muita água, no caso de inundações; pouca água, no caso de secas – a qualidade atraiu significativamente menos consideração. Este relatório do Banco Mundial, disponível em inglês, mostra a atenção urgente que deve ser dada aos perigos ocultos que ficam embaixo da superfície da água:

  • Os desafios da qualidade da água não são exclusivos dos países em desenvolvimento, mas são universais nos países ricos e pobres. O status de alta renda não confere imunidade – os desafios com os poluentes crescem ao lado do PIB. E, à medida que os países se desenvolvem, o coquetel de produtos químicos e vetores que eles enfrentam muda – de bactérias fecais a nitrogênio, produtos farmacêuticos e plásticos, por exemplo.
  • O que consideramos seguro pode estar longe disso. A qualidade da água é complexa e seus impactos na saúde e em outros setores ainda são bastante incertos. Pior ainda, os regulamentos que orientam os padrões de segurança são frequentemente fragmentados entre países e agências, aumentando assim essa incerteza. Este relatório mostra que alguns poluentes na água têm impactos anteriormente desconhecidos e ocorrem em níveis abaixo das normas de segurança estabelecidas.
  • Os fatores que impulsionam esses desafios estão se acelerando. A intensificação da agricultura, as mudanças no uso da terra, os padrões de precipitação mais variáveis ​​devido às mudanças climáticas e a crescente industrialização devido ao desenvolvimento dos países continuam a crescer. Isso significa um número crescente de flores de algas na água, que são mortais para os seres humanos e para os ecossistemas.

Baixe aqui

Galeria de Mídias