Publicações

10/12/2019

Uso da Água para Agricultura Irrigada – ANA

Uso da Água para Agricultura Irrigada – ANA

O trabalho da Agência Nacional de Águas (ANA) disponibiliza valores de referência que poderão ser utilizados no planejamento e na gestão tanto da agricultura irrigada quanto dos recursos hídricos. O levantamento da ANA contém indicadores sobre a necessidade hídrica de cada tipo de cultura irrigada, precipitação efetiva, déficit de consumo de água e necessidade de irrigação.

As informações geradas pelo levantamento também são úteis para estudos sobre mudanças ou variabilidades climáticas e seus impactos na produção agrícola irrigada ou de sequeiro – aquela que não utiliza irrigação e depende das chuvas para se manter. Outra forma de aplicação do novo estudo é tanto em análises de custo-benefício de mitigação às mudanças ou variabilidades climáticas quanto em avaliações de impacto da falta ou do excesso de água sobre o rendimento e os custos de produção agrícola.

Os indicadores podem ser aplicados tanto por gestores públicos quanto por irrigantes na tomada de decisão relacionada ao planejamento e à gestão da agricultura irrigada e da água, já que estes públicos atuam respectivamente na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e da Política Nacional de Irrigação.

A base de dados do estudo poderá ser utilizada, por exemplo, em instrumentos legais de planejamento, como os planos de recursos hídricos, os planos de irrigação e os zoneamentos. Em instrumentos de gestão, os indicadores da ANA podem contribuir para a tomada de decisão quanto à cobrança pelo uso da água e à emissão de outorgas de direito de uso de recursos hídricos pelos órgãos gestores do setor.

Para dar publicidade ao estudo, a ANA disponibiliza os resultados por meio do Painel Dinâmico de Indicadores, que pode ser acessado em http://bit.ly/c03f20192. O serviço permite ao usuário selecionar a cultura irrigada de seu interesse em qualquer um dos 5.570 municípios do Brasil. Assim, é possível simular os coeficientes técnicos mensais de uso da água de acordo com a garantia da precipitação efetiva, sobretudo chuvas, e a eficiência do sistema de irrigação utilizado. Tais indicadores são resultado de 10 milhões de simulações realizadas pela Agência com base em dados climáticos e parâmetros técnicos de referência.

A publicação Coeficientes Técnicos de Uso da Água para a Agricultura Irrigada faz parte do conjunto de estudos que vêm sendo elaborados pela ANA para atualização do Atlas Irrigação: Uso da Água na Agricultura Irrigada, cuja segunda edição está prevista para 2020. A base técnica atualizada e ampliada do Atlas Irrigação deverá ser utilizada na elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos e do Plano Nacional de Irrigação.

Baixe o estudo aqui