Notícias

13/12/2019

Water Innovation Labs seleciona projetos a serem financiados

Water Innovation Labs seleciona projetos a serem financiados

Aquasfera, com informações do Water Innovation Labs

O uso de dados no combate de perdas em sistemas de abastecimento de água, a reutilização de lodo resultante do tratamento de esgoto e a educação voltada para o reuso na agricultura foram os temas dos projetos vencedores do Water Innovation Labs Brasil (WILBrasil) 2019. O programa foi realizado de 9 a 16 de novembro em Recife, e é uma iniciativa da ONG canadense Waterlution, que tem como propósito estimular a inovação colaborativa entre líderes emergentes, com idades de 18 a 35 anos.

Cada um dos três projetos receberá R$ 10 mil para que possa se estruturar em uma fase de pré-aceleração. Os recursos serão desembolsados pela BRK Ambiental e pela Purificadores Europa, que patrocinaram a inicaitiva. “Um dos projetos que selecionamos foi tratamento e secagem de lodo, que é um dos principais desafios do tratamento de esgoto atualmente. O projeto é uma secagem solar eficiente”, explicou Carlos Melo, head de Sustentabilidade da BRK Ambiental.

Projetos de startups

Segundo Melo, nessa fase de pré-aceleração as ideias de projetos são estruturadas para se tornarem startups e, eventualmente, poderem iniciar a captação de investimentos junto a empresas.

A terceira edição do WilBrasil foi a primeira a acontecer na região nordeste do país, e reuniu 50 jovens de diversas áreas de formação para pensar em soluções para os desafios da água na região. Para isso, os participantes contaram com o apoio de 30 mentores e oito membros da equipe de organização e facilitação. Ao todo, foram desenvolvidos nove projetos colaborativos durante a imersão.

Segundo Patricia Furtado, fundadora da Acqua Mater e uma das mentoras no WIL Brasil, o objetivo da iniciativa é estimular jovens lideranças que tenham interesse em trabalhar com o tema água em todo o mundo. “Cerca de 900 jovens já foram treinados por esses laboratórios de inovação de água com mais de 90 projetos inovadores ligados principalmente ao ODS”, destacou.