AMA, a água que nos une

Data: 22/08/2017
Autor:

A água é a principal matéria prima da cerveja e, como companhia, temos a preocupação de gerenciar e conservar este recurso natural tão precioso.  Há mais de 20 anos trabalhamos na Ambev com gestão de eficiência hídrica e temos orgulho de ser a cervejaria mais eficiente do mundo.

Mas a nossa preocupação com a água vai além do que tange os nossos negócios. Hoje, no Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Usando nossa estrutura e recursos, assumimos um papel ativo como agente de mudança. No início deste ano, criamos um produto inovador, o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil: a AMA, uma água mineral com 100% do lucro revertido para projetos de acesso à água em comunidades do semiárido brasileiro, região que sofre com a pior seca dos últimos 100 anos. A AMA contribui para o ODS 6, de garantir disponibilidade e manejo sustentável de água e saneamento para todos. Além disso, impacta diretamente na erradicação da pobreza e na redução da desigualdade, ODS 1 e 10, e na erradicação da fome, ODS 2, pois, com acesso a água, as comunidades podem manter plantações, garantir alimentação e comercialização de diversos tipos de alimentos. O acesso à água também contribui para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, como prevê a ODS 3.

No início do ano, por meio da AMA, viabilizamos quatro projetos em comunidades rurais do Ceará: Bom Nome, em Aiuaba; Sítio Volta e Caiçara, em Jaguaruana e Carqueja do Sabino Mota, em Capistrano. Juntos, os projetos beneficiam mais de 3 mil pessoas. Agora, o lucro das vendas da AMA contabilizado até o momento já ultrapassa R$500 mil e ajudará três novas comunidades, também no Ceará: Escalvado, comunidade no município de Itapipoca, Quincuncá, em Farias Brito, e Ventura, na cidade de Alcântaras. Em pouco mais de 4 meses, serão mais de 6,5 mil pessoas que terão acesso à água. Assim, a AMA também contribui para o ODS 11 de tornar as comunidades sustentáveis, garantindo acesso a serviços básicos essenciais, mesmo em comunidades rurais isoladas. Além disso, é sabido que recai sobre as mulheres a responsabilidade de captação de água quando não há abastecimento encanado, portanto o projeto também atua de forma indireta na igualdade de gênero, ODS 5.

Bernardo Paiva, presidente da Ambev, visita comunidade em Jaguaruana (CE). Foto: Maurício Pisani

Firmamos parceria com a Fundação Avina, ONG que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável na América Latina e, no Ceará, com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e a CAGECE, empresa de abastecimento do Estado. Realizamos também diversas parcerias com outros órgãos de governo e empresas do setor privado, contribuindo assim com o ODS 17 de parcerias para o desenvolvimento sustentável.

Os sistemas de água são gerenciados pelo SISAR, que criou um modelo comunitário autossustentável para gestão de sistemas de abastecimento de água, reconhecido pelo Banco Mundial como um dos melhores sistemas de gestão de abastecimento de água para comunidades rurais do mundo. O projeto trabalha no empoderamento das comunidades para que se sintam donas do projeto e do sistema de abastecimento e o mantenha em condições apropriadas de uso. O lucra da AMA é direcionado para os projetos para a perfuração de poços de água nas comunidades, além da instalação de micro usinas de energia solar para barateamento do custo de distribuição da água, que utiliza a rede já construída anteriormente pela companhia de abastecimento local.  Assim, é possível contribuir para o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, conforme o ODS 7. Os sistemas possuem vazão suficiente para abastecer as comunidades de forma permanente. A execução dos projetos, bem como direcionamento do lucro, são verificados pela KPMG. A AMA já está à venda nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal. A AMA também pode ser adquirida em todo o Brasil pelo site www.emporio.com/ama.

O compromisso com a sustentabilidade está presente também no processo do produto. Antes de iniciarmos a produção da água, fazemos um detalhado estudo de disponibilidade hídrica para verificar se a região onde está localizada a fonte possui abundância do recurso. A fonte onde AMA é produzida, em Lindoia (SP) foi escolhida exatamente com base nesse critério, pois a região possui abundância de água.

Sabemos que temos um papel relevante na sociedade e queremos deixar um legado que realmente faça diferença na vida das pessoas. A AMA, além de ajudar as comunidades impactadas, também engaja nossos consumidores, funcionários e fornecedores. É uma marca que conecta pessoas a algo comum, aproximando mundos diferentes. A AMA mobiliza a sociedade ao mostrar o problema da seca no Brasil e transforma a realidade ao levar água potável a quem não tem. É uma solução inovadora que une as pessoas através da água.

Essa iniciativa é inovadora porque reúne esforços dentro e fora dos muros da companhia. Nós acreditamos na construção de um mundo melhor unindo as pessoas em um trabalho em rede. É assim que o alcance e os benefícios de projetos socioambientais são cada vez maiores e permitem uma contribuição efetiva para os ODS. A AMA é uma marca que une as pessoas através da água, conectando mundos diferentes. Uma pequena garrafa de água de 500ml tem o poder de mobilizar a sociedade, transformando a realidade ao reverter 100% do seu lucro para levar água potável a quem não tem.