CEBDS parabeniza todos os biólogos que atuam por um futuro sustentável

Data: 02/09/2019
Autor:

O Dia do Biólogo é comemorado todos os anos no Brasil em 3 de setembro. A data é uma homenagem ao profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções etc. O trabalho do biólogo também é de extrema importância para combater o controle de pragas e garantir a preservação do meio ambiente. O dia 3/09 corresponde à data em que foi regulamentada as profissões de Biólogo e de Biomédico no Brasil, por meio do decreto de lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

Aqui no CEBDS, temos o orgulho de ter dois biólogos em nossa equipe: Tatiana Araujo, nossa assessora sênior de projetos e projetos, e Henrique Luz, assessor técnico sênior (coordenador da câmara temática de biodiversidade e da câmara temática de impacto social). Damos nossos parabéns à todos biólogos que fazem a diferença em busca de um futuro sustentável.

 

Ser biólogo…

“Pra mim, ser bióloga é almejar do fundo do coração um planeta saudável e acordar a cada  dia pensando em como construir um caminho para alcançar esse sonho.” (Tatiana Araujo, assessora sênior de projetos e projetos do CEBDS)

“Ser biólogo é querer compreender todas as relações, que variam no tempo e espaço, entre os seres vivos e o meio em que vivemos.” (Henrique Luz, assessor técnico sênior do CEBDS)

O que faz um biólogo?

O biólogo exerce as mais variadas atividades, atuando em três grandes áreas: meio ambiente e biodiversidade, biotecnologia e produção, e saúde. Segundo a resolução CFBio nº10, de 05 de julho de 2003, são áreas do conhecimento do biólogo: as análises clínicas, a biofísica, biologia celular, bioquímica, botânica, ciências morfológicas, ecologia, educação, ética, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia, informática, limnologia, micologia, microbiologia, oceanografia, paleontologia, parasitologia, saúde pública e zoologia.

O profissional da biologia pode trabalhar em indústrias, instituições, laboratórios de análises clínicas, zoológicos, escolas, faculdades, parques florestais e até mesmo atuar como fiscal de meio ambiente e perito. Além disso, há diversos projetos de preservação ambiental e resgate de flora e fauna que necessitam da atuação desse profissional.

Como posso ser biólogo?

Se você quer seguir essa carreira, várias instituições brasileiras, privadas e públicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação, oferecem o curso de Biologia, que tem a duração de quatro anos.

Depois de concluir o curso de biologia, é preciso se cadastrar no Conselho Regional de Biologia (CRBio) da região que você que reside. Quem quiser seguir carreira na área acadêmica, precisa optar pela licenciatura, modalidade cujo currículo contempla disciplinas específicas na formação de professores.

Símbolo do Biólogo

símbolo do biólogo

O símbolo da Biologia representa a vida, pois nos remete à ideia de um espermatozoide fecundando um óvulo dentro do nosso planeta – o círculo azul que enquadra as folhas e o espiral. O círculo representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia.