CEBDS prepara guia de comunicação e sustentabilidade

Data: 16/07/2019
Autor:

10 anos depois da primeira edição, documento será totalmente revisto, e vai mostrar os desafios para comunicação e relacionamento com as partes interessadas 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)  iniciou o projeto de construção da segunda versão do Guia de Comunicação e Sustentabilidade, que completa uma década neste ano. Previsto para ser lançado até o fim do ano, a nova edição foi desenhada para ir muito além da simples revisão do documento original. A publicação mostrará os desafios para comunicação da sustentabilidade e aperfeiçoar as práticas e instrumentos utilizados atualmente. 

O primeiro guia foi resultado de uma pesquisa realizada com 25 empresas que responderam a seguinte pergunta “Comunicação e Sustentabilidade: O que sua organização pensa e faz nesta área?”. O guia contribuiu para melhorar a comunicação da sustentabilidade nas organizações.

O novo guia conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e restam poucas cotas de patrocínio disponíveis 

Planejado para atender às necessidades das empresas, o novo guia de comunicação e sustentabilidade também será uma referência para a sociedade em geral. “A primeira edição foi pioneira ao apresentar os caminhos e as ferramentas estão disponíveis”, destaca Marina Grossi, presidente do CEBDS. “A nova versão reflete as transformações observadas no mundo da comunicação e avança nos impactos e necessidades de relacionamento com as partes interessadas”, acrescenta.

A elaboração do guia está sendo conduzida pela área de comunicação do CEBDS no âmbito da Câmara Temática de Comunicação e Educação (CTCOM). O projeto – que já conta com o patrocínio das empresas Eletrobras, Heineken, Michelin e Ecolab – está sob a responsabilidade das agências Approach Comunicação e a Makemake, que venceram a licitação. 

A nova edição analisará a comunicação sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a reputação da empresa é afetada por práticas sustentáveis. “O projeto prevê a realização de uma pesquisa para captar qual é o entendimento sobre sustentabilidade na sociedade (onde estamos), qual é a expectativa sobre esse tema (onde queremos chegar) e o que as empresas têm feito para melhorar essa compreensão (alguém já chegou lá?)”, explica Kelly Lima, gerente de comunicação do CEBDS.  

 

Pesquisas abertas para o novo Guia 

O CEBDS está realizando duas novas pesquisas que contribuirão para o novo Guia de Comunicação e Sustentabilidade. Uma é específica para empresas associadas , a outra pode ser respondida por profissionais de comunicação e sustentabilidade por quaisquer outras empresas, de todos os setores e segmentos. O prazo de participação na pesquisa é até o dia 15 de agosto.