Empresas debatem caminhos para 2050

Data: 27/11/2019
Autor:

Qual o mundo que queremos para 2050? E como as empresas podem contribuir para alcança-lo? O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) reuniram representantes de 11 grandes empresas com atuação no país, no Rio de Janeiro, para ajudar a responder essas perguntas. O esforço faz parte da revisita a publicação Vision 2050, elaborada internacionalmente pelo WBCSD, e da versão tupiniquim, a (Re)Visão 2050, adaptada para a realidade brasileira. As novas edições desenharão as tendências e os facilitadores passíveis de implementação até 2030. Uma próxima rodada de debate com as empresas acontece na quinta-feira, 28/11, em São Paulo.

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, destaca que a publicação, lançada originalmente em 2012 pelo Conselho, foi o primeiro esforço do setor empresarial em pensar um longo prazo para os negócios, com ações com vistas a 2020. “Quando pensamos no mundo que queremos para depois desenhar caminhos para alcança-los, vislumbramos uma disrupção que nos permite ir mais longe do que os cenários previstos poderiam permitir. Nessa revisão, voltamos novamente o olhar das empresas em busca de caminhos que permitam garantir qualidade de vida para os quase 240 milhões de brasileiros que viverão em 2050”, reforça.

O diretor administrativo do WBCSD, Filippo Veglio, conta que a revisita à publicação busca atualizar o cenário atual e os desafios vindouros. “Sentimos que a Vision 2050 ficou ultrapassada depois de 10 anos. Queremos saber onde está a agenda da liderança para a próxima década. Sabemos que o modelo de negócio atual não é mais sustentável e temos a ambição de, respeitando os limites do planeta, garantir emprego, moradia, mobilidade e alimentação de qualidade. O modelo de negócio atual não é mais sustentável”.

Ao longo de 2020, o CEBDS realizará uma série de atividades junto à empresas em atuação no país para atualização do documento que será lançado no segundo semestre do ano.

Sobre a Visão 2050

Publicada originalmente em 2012, a Visão Brasil 2050 defende uma nova agenda de negócios para o país e foi elaborado a partir de discussões com 74 das maiores empresas brasileiras associadas ao CEBDS. O estudo é a versão brasileira da publicação Vision 2050, do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), lançado em 2010.

O documento mundial passou por uma nacionalização que buscou apontar os principais desafios do Brasil para alcançar um cenário ideal em 2050 e os caminhos para chegar lá.

“O setor empresarial nacional deu um grande salto com a elaboração do documento Visão Brasil 2050. Hoje sabemos que o desenvolvimento sustentável é o único caminho, não há alternativa. No Visão Brasil 2050 foram definidas as tarefas, os responsáveis por elas e o tempo em que essas atribuições devem ocorrer. A partir daí é possível definir metas. Definitivamente é um documento de vanguarda”, destaca a presidente executiva do CEBDS, Marina Grossi.