Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama 

Data: 03/10/2019
Autor:

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção do câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. Prevenir é sempre a melhor medida! 

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Câncer de Mama: é preciso falar sobre

Em 2019, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: juntos, sem medo”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo e mitos da doença.

Tanto na  busca do diagnóstico precoce, durante ou após o tratamento, a união nos dá força para enfrentar as dificuldades da doença e para buscar uma vida melhor. A cartilha, já em sua quinta edição, foi um dos materiais produzidos para a campanha.

Embora, o outubro concentra a maior parte das ações, o INCA e o Ministério da Saúde recomendam que as atividades sejam continuadas ao longo do ano e que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama todos os meses, para que possam buscar assistência médica.

Outubro rosa no Brasil

A campanha do Outubro Rosa no Brasil, começou em São Paulo, em 2 de outubro de 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, junto com o apoio de empresas iluminaram de rosa o o Mausoléu do Soldado Constitucionalista – Obelisco do Ibirapuera em São Paulo. A ação chamou atenção da mídia e deu início a campanha no Brasil.