A perenidade dos negócios passa pela agenda sustentável

Data: 10/08/2017
Autor:

A agenda global da sustentabilidade da ArcelorMittal está em sintonia com as principais tendências econômicas, sociais e ambientais do planeta. E, principalmente, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No início de 2015, portanto, antes do lançamento dos ODS, o grupo lançou as 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável, em que a empresa descreve de maneira objetiva, como produz o aço, utiliza os recursos, administra os riscos do negócio e se relaciona com os seus empregados e demais partes interessadas.

Apesar de a sustentabilidade fazer parte do DNA da ArcelorMittal Brasil, essas diretrizes estão orientadas para estimular o engajamento e a gestão das expectativas dos públicos com os quais nos relacionamos, sem nos esquecer, é claro, das oportunidades que o aço oferece para o futuro. Elas são o suporte para orientar as nossas ações. Uma das principais – e da qual não abrimos mão – é o trabalho seguro, saudável e com qualidade de vida para os empregados. Nosso aço tem vida e por trás de tudo que fazemos para transformar a vida das pessoas na realização dos próprios sonhos, estão 15 mil colegas, nosso principal ativo.

O investimento em inovação e produtos que incentivem estilos de vida mais sustentáveis é outra diretriz. A ArcelorMittal tem direcionado esforços para desenvolver aços de alta resistência para o setor automotivo, que permitem às montadoras produzir veículos mais leves, seguros e ambientalmente sustentáveis. Usamos drones para fazer a inspeção de telhados, estruturas metálicas, chaminés e pilhas de matérias-primas por meio de imagens. Começamos a adotar impressoras 3D para a fabricação de moldes e protótipos de peças de reposição. Desenvolvemos soluções de maior valor, agregando tecnologia e inovação aos produtos por meio do nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em Tubarão (ES). Sempre buscando processos mais limpos e ampliando o atendimento e a assistência técnica aos clientes.

Já a responsabilidade ambiental é inerente ao nosso processo de crescimento. O uso eficiente e mais racional dos recursos e altos índices de reciclagem é outra prática que nos guia. Cerca de 30% do aço da empresa é produzido a partir da sucata, sem perder suas propriedades físicas. Isso ocorre por meio de um estruturado processo de logística reversa. Isso é essencial dentro da perspectiva da economia circular, até porque o aço é 100% reciclável. No que diz respeito ao uso da água, em 2016, apesar de contarmos com índices de consumo e reutilização melhores do que a média, tanto na indústria do aço como na mineração, intensificamos as ações e os investimentos voltados para a melhoria na gestão da água. Hoje, cada unidade industrial dispõe de um Plano Diretor de Água, que orienta e estimula iniciativas de racionalização do consumo e novas formas de reuso, além de estudar fontes alternativas de abastecimento.

Trabalhamos ainda para sermos vistos como um usuário responsável de energia, ajudando a criar um futuro com baixa emissão de carbono. Estamos buscando soluções, sempre que possível, para reduzir o consumo de energia e as emissões. O foco não é apenas nos próprios processos: a empresa ajuda seus clientes, por meio da inovação e do desenvolvimento de novos produtos, a encontrarem formas de caminharem na mesma direção. Outra questão importantíssima é a gestão da cadeia de suprimentos de forma ativa e efetiva, em que nossos clientes confiem e na qual os fornecedores tenham um comportamento ético para atuar com base em fortes padrões ambientais e sociais.

Na área social, construímos nossa trajetória para sermos efetivamente um membro ativo e bem-vindo na comunidade. Onde quer que estejamos, teremos uma presença significativa, gerando empregos e transformando a economia local, com um papel social importante a exercer. Por isso, entendemos ser fundamental um diálogo aberto com todos os atores envolvidos para compreender as expectativas coletivas.

Ainda que os nossos negócios contribuam para o desenvolvimento da sociedade, buscamos sempre os meios apropriados para avaliar a efetividade dessa contribuição, assegurando que ela seja amplamente compartilhada e compreendida por todos.

Portanto, nosso compromisso com o mundo em que vivemos vai além do óbvio. Começa e se perpetua por meio das pessoas, tendo uma abordagem de longo prazo que é central para a filosofia do nosso negócio.

Faço-lhe um convite para visitar o nosso Portal de Sustentabilidade (rs.arcelormittal.com.br).