Política hídrica no interior de SE ganha prêmio de sustentabilidade

Data: 03/10/2019
Autor:

O projeto “Águas de São Cristóvão” conquistou o primeiro lugar na  3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, no tema Acesso a Serviços, categoria municípios pequenos. “Hoje nós podemos dizer que estamos ricos”, disse um morador da comunidade Brasilinha, periferia de São Cristóvão (SE). A declaração resume a emoção dos quase 90 mil habitantes da pequena cidade nordestina que hoje comemora a facilidade de ter, pela primeira vez, água tratada em quase 100% das casas. 

O projeto, iniciado em 2017, inovou ao priorizar uma administração integrada dos recursos hídricos sempre com o foco em três pilares: gestão participativa, acesso à água como direito e qualidade dos serviços e produtos. O poder público municipal, responsável pela iniciativa alinhou as ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, principalmente no ODS 3, que visa “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” e ODS 6, que busca “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica

Entendendo a urgente necessidade em tratar a crítica realidade da segurança hídrica brasileira, o CEBDS conta com o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica, que além de consolidar a contribuição efetiva do empresariado brasileiro ao País, possibilitará que o Brasil desponte no cenário das grandes agendas e marcos globais de água, como protagonista na implantação de soluções inovadoras, levando este legado ao próximo Fórum Mundial da Água, no Senegal em 2021.

O CEBDS e as empresas signatárias querem que esse Compromisso se torne uma referência nacional de contribuição efetiva das empresas para a segurança hídrica no País. Isso trará transparência e visibilidade a dados e informações sobre ações, projetos, metas e compromissos assumidos, individual e coletivamente, pelas companhias signatárias, permitindo maior engajamento e difusão de experiências, aprendizados e informações entre o setor empresarial brasileiro.

 

Créditos da foto:  Jarbas Oliveira/Folhapress