Você sabe o que é sustentabilidade empresarial?

Data: 03/01/2020
Autor:

A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações e políticas empresarias economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis que garantam o desenvolvimento sustentável. A empresa ter destaque e relevância dentro de seu mercado de atuação é, talvez, um dos principais indicadores de sucesso. E, a sustentabilidade empresarial ocupa um papel de extrema importância na busca por esse reconhecimento.

A sustentabilidade empresarial está ligada ao desenvolvimento de empresas e indústrias. Desenvolvimento que é resultado do crescimento da economia e que requer medidas que protejam aspectos sociais, ambientais e econômicos.

É necessário que o crescimento de um negócio não deva ser benéfico apenas aos seus proprietários. O consumidor e outros stakeholders ligados à empresa também precisam ser beneficiados. Tudo sem agredir ambientalmente o meio em que se encontra.

Por estar intrínseca ao próprio desenvolvimento do negócio, a sustentabilidade empresarial é pauta recorrente nas empresas que trabalham tendo em vista o desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade Empresarial e o Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável é uma preocupação do mundo empresarial. Ter atenção com o aspecto sustentável dos negócios, além dos impactos ambientais e sociais pode determinar o futuro da empresa e até mesmo do meio ambiente. É necessário também analisar o custo que as ações sustentáveis terão para a empresa. O retorno sobre o investimento e sobre o capital aplicado deve ser observado.

“O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades. ” (Brundtland, 1987)

Um dos principais especialistas em responsabilidade sustentável corporativa, John Elkington, diz que, para qualquer projeto ser sustentável é necessário que seja: ecologicamente viável; ecologicamente correto; e ecologicamente justo.

É necessário que a sustentabilidade empresarial funcione para a empresa que utiliza as políticas de desenvolvimento sustentável. As ações, políticas e decisões têm que ser sustentáveis para a empresa, isso garantirá o futuro do negócio.