Impacto Social

É imprescindível acelerarmos a transição para um modelo econômico que sirva às pessoas de forma inclusiva e participativa, respeitando os direitos humanos, em que as necessidades de todas e todos sejam atendidas.

Sobre

Como as empresas podem orientar os seus negócios para promover o bem estar social e combater as desigualdades no país? Esta pergunta norteia os trabalhos desta Câmara Temática, que atua, dentre outras formas, na capacitação das empresas para que sintonizem suas estratégias com as boas práticas relacionadas à pauta dos Direitos Humanos.

Com base nos princípios orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos (2011), esta CT atua na capacitação e disseminação de boas práticas, ferramentas e metodologias para que as empresas promovam ações que gerem valor compartilhado e bem-estar para seus colaboradores, sociedade e cadeia de valor.  Além disso, a capacitação e troca de boas práticas também permite que as empresas se capacitem ainda mais e consigam mensurar o impacto social de seus negócios e gerenciar melhor os riscos atrelados aos Direitos Humanos.

A CT de Impacto Social também atua no fomento à discussão e na busca por convergências sobre projetos e  normativas nacionais e internacionais que versem sobre o tema.

Objetivos

  • Capacitar as empresas para ferramentas e metodologias de Direitos Humanos.
  • Fomentar discussões sobre a responsabilidade social empresarial nas empresas e nos territórios que atuam. 
  • Fomentar discussões sobre normativas nacionais e internacionais relacionadas a direitos humanos e empresas.
  • Estimular o compartilhamento de boas práticas empresariais em temas relevantes à agenda de Direitos Humanos. 
  • Articular com poder público e sociedade civil  a fim de criar um ambiente de sintonia entre as estratégias corporativas, seu financiamento e a legislação no que tange à pauta de Direitos Humanos.

Colíderes

Clara Serva

TozziniFreire Advogados

Clara Serva

Sócia Head de Empresas e Direitos Humanos e Coordenadora Pro Bono em TozziniFreire Advogados Prêmio Liderança Feminina (CEBDS 2022). Rankeada em ESG (Chambers Brazil 2022 e Chambers Global 2022), e Análise Advocacia Mulher 2021. Articuladora de projetos premiados, como Medidas afirmativas para pessoas vulnerabilizadas (Latin Lawyer 2023; e Prêmio Lumen 2023), Mutirão Jurídico em Heliópolis (Latin Lawyer 2020) e gestão de pessoas trans (Prêmio Lumen 2022) Colíder da Câmara Temática de Impacto Social (2021-2022) do CEBDS Officer no Business Human Rights Committee na IBA (International BAR Association) (2022-2023) Integrante da Comissão ESG do CFA Society Brazil Coordenadora do Núcleo de ESG, OSC e DH da Comissão de Direito do 3o Setor – OAB/SP Mestre em Direito Constitucional (PUC-SP), com pesquisa sobre Soluções Amistosas na Comissão Interamericana de Direitos Humanos Mediadora privada certificada Integrante do CSR Committee do World Law Group Integrante do Grupo de Trabalho de inclusão (pró bono, responsabilidade social e diversidade) e do Grupo Multidisciplinar ESG, ambos de TozziniFreire Membro do Comitê de Diversidade e Responsabilidade Social do CESA Alumni do WYSE International Leadership Programme

Vanessa Caldeira

Norte Energia

Vanessa Caldeira

Graduada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/1992/1996), mestre em Antropologia pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP/2004-2006). Com 25 anos de experiência, passou por organizações não governamentais, órgãos públicos e empresa privada. Atua como especialista na área de Sustentabilidade na Norte Energia S.A, com especial dedicação à elaboração de relatórios de sustentabilidade (padrão GRI) e ao tema direitos humanos.

Patrocínio

OURO

APOIO ESTRATÉGICO

Últimas publicações

Conteúdo técnico sobre os principais temas relacionados a Impacto Social.

Últimas notícias

Acompanhe o que há de mais atual na agenda do combate à Desigualdade Social.

Próximos eventos

Fique por dentro dos próximos eventos e junte-se a nós para debatermos sobre os temas-chave do Impacto Social.

Conheça as outras Câmaras Temáticas e Grupos de Trabalho

Conheça os fóruns de discussão formados por empresas associadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos focados no desenvolvimento sustentável.

Seja uma empresa associada

Associe-se a uma influente aliança composta por mais de 100 grupos empresariais e que, desde 1997, trabalha em prol de um objetivo: impulsionar a transição para um futuro verdadeiramente sustentável. Ao se tornar uma associada, sua empresa ingressará em uma iniciativa de vanguarda, onde terá a oportunidade de contribuir diretamente na transformação para uma economia mais verde, limpa, inclusiva e atenta aos direitos humanos.

Junte-se a nós agora e faça a diferença que o mundo precisa.