CEBDS comemora o dia do voluntário de uma maneira especial

Data: 27/08/2019
Autor:


A data em 2019 será ainda mais celebrada no CEBDS: temos nossa primeira voluntária, Lara Martins

O Dia Nacional do Voluntário (DNV) é comemorado todo dia 28 de agosto. Foi instituído em 1985, pela Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. A partir desta data, as organizações que trabalham ou contam com apoio de voluntários em suas equipes celebram anualmente no Brasil. O voluntário surge para suprir algum tipo de necessidade, pois se trata da pessoa que doa seu tempo e/ou habilidade em prol de uma determinada causa, sem receber nada em troca. 

“Voluntário é aquele que procede espontaneamente, sem coação, movido pela vontade própria” (Dicionário aurélio)

Nossa voluntária, Lara Martins é analista de projetos sociais do CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, em que coordena o Projeto Shell Iniciativa Jovem. Conheceu o CEBDS num evento da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, quando demonstrou interesse em participar do CEBDS  à nossa diretora de desenvolvimento técnico, Ana Sklo.

Lara atua com projetos ligados à equipe técnica do CEBDS, principalmente da Câmara Temática de Água e Câmara Temática de Biodiversidade. Trabalha dando auxílio aos assessores técnicos no desenvolvimento e revisão de conteúdos publicados pelas CTs. 

“A atuação no CEBDS me deixa mais próxima das empresas que têm o mesmo objetivo que eu: o desenvolvimento sustentável. O trabalho que desenvolvo no CEBDS me leva ao aprofundamento do meu entendimento técnico sobre as questões ambientais e climáticas. Conhecimento que se soma ao que tenho em questões sociais adquiridos no meu trabalho no CIEDS”, declara Lara Martins.

Parabenizamos à Lara Martins e a todos os voluntários que colocam a mão na massa e fazem a diferença em busca de um futuro mais sustentável para todos!

Dia Internacional do Voluntário

O Dia Internacional do Voluntário ou do Voluntariado é celebrado internacionalmente no dia 05 de dezembro. A data foi criada com o objetivo  de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas, que são convidadas a colaborar com o desenvolvimento sustentável do planeta a partir de inúmeras ações.

O Dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. Os voluntários têm espírito cívico e interesse em ajudar a construir uma sociedade melhor, e dedicam para isso parte do seu tempo em trabalhos sociais, sem receber qualquer tipo de remuneração por isso.

Os voluntários atuam tendo como meta os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com atuações que buscam diminuir a extrema pobreza e a fome, garantir o ensino básico para todos, promover a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, garantir a sustentabilidade ambiental etc.