O diretor executivo do CEBDS marcou presença na mesa do evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática em Brasília
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) foi convidado a participar da celebração ao Dia Mundial da Biodiversidade, que aconteceu nesta segunda-feira (22). Durante o evento, que aconteceu em Brasília, foi divulgado o Sexto Relatório Nacional para a Conservação sobre Diversidade Biológica, além do lançamento da plataforma de Consulta Pública da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para Biodiversidade (EPANB).
O diretor executivo do CEBDS, Ricardo Mastroti, foi convidado a sentar à mesa da cerimônia. Durante o evento, ele entregou a carta do setor empresarial à Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e das Mudanças do Clima. O gesto representou a formalização do interesse do setor produtivo em mudar o fluxo de capital para atividades que não causam impactos ambientais.
Além das duas figuras, também foram convidados à mesa da celebração o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco; o presidente do IBAMA, Rodrigo Augustinho; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Mauro Pires e a diretora de Meio Ambiente do Ministério das Relações Internacionais, Maria Angelica Ikeda.
Também compareceram à mesa Gustau Mañes Gomes, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA) no Brasil e Karen Oliveira, diretora de políticas públicas e aplicações governamentais da The Nature Conservancy (TNC).
Durante o evento, o Brasil foi destacado como país no topo do ranking mundial de biodiversidade, com a maior diversidade biológica do mundo, possuindo entre 15% e 20% da biodiversidade mundial e com 75% do PIB relacionado a esse setor. A sabedoria dos mais de 200 povos indígenas com conhecimentos surpreendentes do território também foi pauta da apresentação, que ainda enfatizou o seu potencial brasileiro para liderar a agenda de biodiversidade e ações globais estratégicas.
A cerimônia teve como tema principal a reconstrução da biodiversidade. “A gente sempre pensa em manter. Mas, reconstruir é o grande desafio para atingir a tão desejada convivência harmônica com a natureza” relatou Rita de Cássia Mesquita, secretária de biodiversidade. O evento apresentou uma grande contribuição para o país e o mundo: o Sexto Relatório Nacional para a Conservação sobre Diversidade Biológica, que cobre o período de 2014 a 2018.
Além disso, outro assunto de destaque foi o relatório de Consulta Pública para Estratégia e Plano de Ação Nacionais para Biodiversidade (EPANB), que visa incentivar sugestões para o cumprimento das metas do Marco Global para a Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF). Trata-se de um momento de recomeço, parceria e inclusão de todos os setores no processo de estabelecer uma série de quesitos necessários para implementação sustentável.
“O esforço de todos é altamente necessário para a formulação de políticas públicas, respeitando o saber dos nossos povos tradicionais” afirmou Marina Silva. O relatório ficará disponível por 90 dias no site oficial do governo. Para acessar, clique aqui.
Ainda durante o evento, foi transmitido o trailer do projeto Mulheres na Conservação. “É um documentário jornalístico para dar luz ao trabalho silencioso e resiliente feito por mulheres que lutam pela biodiversidade do país” enfatiza Paulina Chamorro, jornalista e diretora do documentário. A produção ainda destaca como a conservação parte do coletivo ao oferecer perpetuidade e poder contribuir para que espécies, ameaçadas ou não, vivam plenamente e em paz. O documentário foi exibido na segunda-feira (22), no CineBrasília.
Assista a cerimônia completa aqui.