CEBDS promove treinamento sobre energias renováveis 

Data: 30/07/2020
Autor:

Treinamento online e gratuito sobre energias renováveis terá transmissão ao vivo no Youtube no dia 03/08, às 14h

O CEBDS está coordenando a realização de um treinamento online e gratuito sobre energias renováveis no dia 03 de agosto às 14:00h. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Energia Eólica e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, e a participação das empresas Anglo American e Neoenergia. 

O webinar é uma grande oportunidade para entender o papel da energia renovável para a recuperação verde pós-pandemia e a resiliência futura do Brasil.

A energia é fator crucial para o desenvolvimento dos países e possui papel importante no combate às mudanças climáticas.  Com as metas dentro do Acordo de Paris, principal acordo sobre mudanças climáticas, os países e empresas precisam lutar juntos para não deixar que a temperatura média ultrapasse os 2 graus até 2050, mas com esforços para não passarmos de 1,5 grau. 

As energias renováveis podem apoiar na viabilização desse caminho para um futuro mais sustentável. E o Brasil possui um dos maiores potenciais do mundo nessas energias, como a eólica, solar, biomassa, resíduos sólidos e hidrelétricas. Por isso, este evento irá trazer as duas grandes associações do tema e duas empresas que irão mostrar como essa transição é possível.

A ABSOLAR e a ABEEólica irão apresentar no webinar um panorama da energia fotovoltaica e eólica no Brasil, trazendo números atuais, tendências no mercado, desafios e oportunidades dessas tecnologias. 

A Anglo American irá compartilhar a estratégia de sustentabilidade a longo prazo da empresa e planos de investimento em energias limpas. A Neoenergia vai apresentar a atuação em toda a cadeia produtiva do setor alinhada a objetivos ambientais. A empresa estabeleceu as metas de diminuir em 50% a sua intensidade de carbono até 2030 e de ser carbono neutra em 2050, demonstrando a sua ambição climática. 

Maior contrato corporativo de energia renovável no Brasil

A Anglo American, recentemente, fechou o maior contrato de PPA de energia renovável do país. O contrato tem prazo de 20 anos a partir de 2022 e será responsável pelo fornecimento de cerca de 30% de toda a energia consumida pelas plantas da Anglo American no Brasil. 

O PPA (Power Purchase Agreements) é um contrato de energia elétrica, semelhante a um contrato regular no mercado livre, de grandes volumes assinado entre o comprador e o desenvolvedor do projeto, em geral com termo de duração de 8 a 20 anos. 

Esse tipo de contrato tem importante papel para a sociedade como um todo, pois trazem maior competitividade a fontes renováveis e, por isso, redução das emissões de combustíveis fósseis que têm impacto direto nas mudanças climáticas.

Quer saber mais sobre PPA? Confira o guia Por Que a Compra Corporativa de Energia Renovável é um bom negócio? O trabalho fornece um panorama sobre o uso de PPAs corporativos de energia renovável, com foco principalmente nas oportunidades que eles apresentam para empresas no Brasil.