Série de webinares do CEBDS discute a relação da Covid-19 com a sustentabilidade

Data: 22/04/2020
Autor:

Webinares irão discutir o mundo pós-pandemia

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável vinha revisitando suas diretrizes de longo prazo, lançadas em 2012, durante a Rio+20, na publicação Visão 2050, quando o mundo foi atingido pela pandemida da Covid-19. Isso obrigou uma reavaliação dos temas prioritários que seriam abordados, agora sob essa nova ótica. Mais do que encontrar respostas sobre como será o mundo pós-pandemia, a série de webinares propõe subsídios para o debate sobre futuros possíveis, sistêmicos e com propósitos. O objetivo é transformar a atual crise em uma oportunidade de acelerar a implementação de uma agenda para o desenvolvimento sustentável de longo prazo.

Confira abaixo os temas e dos webinares:

ÁGUA, SANEAMENTO e SAÚDE PÚBLICA

Data: 29 de abril
Horário: 8h às 9h30

Este webinar irá tratar das principais consequências sociais e econômicas do grande déficit do Brasil no setor, que tem quase metade da população sem acesso a saneamento básico, no contexto de uma pandemia como a COVID-19.

Debatedores confirmados: Stela Goldenstein, country coordinator do WRG 2030 do World Bank; Teresa Vernaglia, presidente da BRK Ambiental; Joyce Trindade, cofundadora e diretora do Projeto Manivela.

Participação especial: Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil.

Moderadora: Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Confira aqui como foi o debate.

PESSOAS

A desigualdade social poderá ser intensificada com os efeitos pós-emergenciais da COVID-19, comprometendo a garantia dos Direitos Humanos. O webinar irá discutir as melhores práticas que as empresas, de diferentes setores, vêm adotando no atual estágio de combate ao coronavírus e qual o seu planejamento para mitigação dos impactos sociais futuros.


Data: 13 de maio

Horário: 8h às 9h30

Debatedores confirmados: Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura; Valdemar Oliveira Neto, CEO da World-Transforming Technologies; Amanda Da Cruz, coordenadora do GT ODS na Engajamundo.

Moderadora: Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e negócios inclusivos do Itaú.

Confira aqui como foi o debate.

FINANÇAS 

Data: 27 de maio

Horário: 8h às 9h30

Abordará a atuação e contribuição do setor empresarial no futuro das finanças, considerando os aprendizados da multi-crise desencadeada pela pandemia no Brasil. De que forma as empresas podem colaborar para estimular as pretendidas mudanças de valores e de comportamentos? Como as empresas podem atuar com responsabilidade face a crise pandêmica ao mesmo tempo em que se adaptam para alcançar a resiliência a longo prazo? Estas e outras questões serão tratadas.

Debatedores confirmados: Tânia Consentino, presidente da Microsoft Brasil; Nabil Kadri, chefe do departamento de meio ambiente e Amazônia do BNDES; Luciano Gurgel, diretor de investimento na Yunus Social.

Moderador: Leonardo Letelier, CEO da SITAWI Finanças do Bem.

Confira aqui como foi o debate.

ALIMENTOS

Data: 10 de junho

Horário: 8h às 9h30

Irá apresentar como o setor empresarial pode contribuir para o fortalecimento do sistema de alimentos durante a pandemia com responsabilidade social e ambiental. A forma de trabalho está mudando, neste webinar o objetivo será discutir o impacto dessas mudanças na produção e distribuição de alimentos e as implicações da crise do coronavírus.

Debatedores confirmados: Ana Cristina Corrêa Guedes Barros, gerente de assistência do Departamento Nacional do Sesc; Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil; Juliana Medrado Tângari, diretora do Instituto Comida do Amanhã; Cristiane Lourenço, líder global de relacionamento com a cadeia de alimentos e nutrição para a América Latina da Bayer.

Moderador: Ricardo Pereira, diretor técnico do CEBDS.

ENERGIA

Data: 24 de junho

Horário: 8h às 9h30

Neste webinar serão discutidos o cenário e os desafios pós pandemia do coronavírus para a pauta energética.

Debatedores confirmados: André Clark, presidente e CEO da Siemens Energy Brasil; Solange Ribeiro, presidente adjunta da Neoenergia; Tiago Alves, CEO da Sunew – Filmes Fotovoltáicos Orgânicos‎; André Araujo, presidente da Shell Brasil; Heloísa Borges Esteves, diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Moderadora: Marina Grossi, presidente do CEBDS.

BIODIVERSIDADE E FLORESTAS

Data: 08 de julho

Horário: 8h às 9h30

A importância das florestas e dos serviços ecossistêmicos é ainda mais evidenciada nesta pandemia. Neste webinar serão destacados como o cuidado com a biodiversidade será importante no processo de retomada pós coronavírus.

Debatedores confirmados: João Campos Silva, presidente do Instituto Juruá; Patrícia Daros, gerente de Biodiversidade e Recuperação Ambiental da Vale, diretora de Operações do Fundo Vale e diretora-presidente do Instituto Ambiental Vale VALE; Professor Carlos Nobre. Yugo Matsuda, gerente de sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose

Moderação: Viviane Severiano, consultora ERM

Inscreva-se aqui.

ECONOMIA CIRCULAR

Data: 22 de julho

Horário: 8h às 9h30

A pandemia levou milhões de pessoas a novos hábitos e maneiras de se relacionar. Além de apresentar novas maneiras de lidar com as coisas. A importância de pensar como o seu consumo impacta o todo ao seu redor será discutido neste webinar.

Inscreva-se aqui.

CIDADES 

Data: 08 de agosto

Horário: 8h às 9h30

O acesso a cidade se modificou. Os problemas sociais se evidenciaram e a falta de acesso a serviços básicos se mostraram problemas urgentes. Este webinar mostrará a necessidade de cidades resilientes e inclusivas.

Inscreva-se aqui.