CEBDS participa de seminário em Rondônia com lançamento da Amazônia Ativa

Data: 23/10/2019
Autor:

A plataforma Amazônia Ativa, um canal voltado a potencializar negócios transformadores que tem como riqueza os ativos ambientais e produtos da Floresta Amazônica, foi lançada durante o seminário “REDD+ Oportunidades para Rondônia e Amazônia”. O CEBDS participa do evento realizado hoje, quarta-feira, dia 23, e amanhã, quinta-feira, dia 24, em Porto Velho – RO, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e promovido pelo Governo do Estado de Rondônia, com apoio da BVRio e Sistema Fiero. 

Autoridades de órgãos ambientais de todo o Brasil participam de discussões importantes que passam por um grande projeto de governança climática para o planeta, mantido pela proposta sustentável da utilização dos créditos de carbono, que financia e protege a vida na floresta. Karen Tanaka, gerente técnica do CEBDS e coordenadora das Câmaras Temáticas de Clima e Finanças Sustentáveis, apresentou as oportunidades do mercado de carbono para a Amazônia e para os negócios no Brasil em geral.

“O Brasil possui um diferencial de competitividade pelo seu capital natural. Nosso potencial é enorme para nos destacarmos no contexto de uma economia de baixo carbono. Temos a capacidade de modificar a economia, neste sentido, minimizando seu impacto sobre o clima. Apesar de o Brasil não possuir um mercado de carbono, ou qualquer outro tipo de mecanismo de precificação instituído, o setor privado está se movimentando neste sentido. O CEBDS tem várias publicações neste sentido e estudo que propõe criação desse mercado”, relata Karen.