Como as empresas devem divulgar informações sobre sustentabilidade

Data: 11/11/2020
Autor:

Quais empresas estão fazendo a sua parte para reduzir os impactos das mudanças climáticas? Quais vão conseguir prosperar nesse novo cenário? Que setores estão mais ameaçados? Para responder a estas perguntas, orientar investidores e mercados e balizar as decisões das companhias, o Financial Stability Board (FSB) publicou um relatório do TCFD (Task Force on Climate-Financial Disclosures) com recomendações de como deve ser a divulgação de informações empresariais ligadas ao clima. A ideia é ter sempre mais transparência e ajudar as empresas a incorporarem riscos e oportunidades relacionados ao clima em seus processos de gestão de riscos e planejamento estratégico. Com isso, os mercados poderão investir mais em soluções, oportunidades e modelos de negócios sustentáveis ​​e resilientes.

O aquecimento do planeta causado pelas emissões de gases de efeito estufa apresenta sérios riscos para o mundo e terá um impacto em muitos setores econômicos. O objetivo do relatório é garantir que os efeitos das mudanças climáticas sejam considerados rotineiramente nas decisões de negócios e investimentos. A adoção dessas recomendações também ajudará as empresas a fazerem a transição para uma economia mais sustentável e de baixo carbono.

A equipe do TCFD passou 18 meses consultando líderes empresariais e financeiros para elaborar as recomendações e considerar como ajudar as empresas a comunicar melhor as principais questões relacionadas ao clima. Baixe aqui.