Como atuamos

O mundo caminha rumo a um modelo de economia onde o conceito de desenvolvimento está, direta e inevitavelmente, relacionado a: práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

No CEBDS, trabalhamos por meio de diversas frentes para sensibilizar, engajar e apoiar as empresas para acelerar a transformação para um modelo econômico que busque o crescimento econômico, mas que não abra mão da preservação do meio ambiente e da garantia dos direitos humanos ao longo dessa jornada.

Câmaras temáticas e grupos de trabalho

Conheça os fóruns de discussão formados por empresas associadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos focados no desenvolvimento sustentável.

Esta CT se dedica a discutir soluções para reduzir os impactos das mudanças climáticas nas próximas décadas, além de explorar oportunidades econômicas focadas na transição energética para uma economia que seja de baixo carbono.

A proposta desta CT é compartilhar conhecimento e auxiliar as empresas a aproveitarem novas oportunidades de mercado, ao mesmo tempo em que minimizem os impactos e riscos decorrentes do uso da biodiversidade.

Este GT tem como objetivo sensibilizar e engajar as empresas em temas relevantes para a Amazônia, bem como se posicionar sobre ações de protagonismo empresarial para propulsão de impactos positivos no desenvolvimento e na manutenção da floresta de pé.

Essa câmara busca fomentar a discussão e cooperação para a criação das melhores ferramentas, metodologias e ações para mensuração do impacto social causado pelos negócios.

O foco principal dessa CT é discutir formas de se garantir segurança alimentar à população brasileira (e mundial) enquanto o setor utiliza práticas sustentáveis, protegendo a biodiversidade e contribuindo para um setor mais resiliente e próspero.

Esta Câmara Temática busca ampliar a compreensão e as iniciativas do setor empresarial em relação aos recursos hídricos. O objetivo principal é garantir a segurança hídrica da população.

Por meio de uma abordagem colaborativa, articulamos junto aos governos e à sociedade civil para promover mudanças sistêmicas visando garantir a transição para um futuro mais sustentável e regenerativo.

Advocacy

O CEBDS, com seus 25 anos de atuação e notável influência no setor, desempenha um papel crucial na articulação estratégica e na elaboração de políticas públicas que impulsionam tanto o desenvolvimento sustentável quanto a competitividade empresarial brasileira.

Por meio de uma atuação em rede com governos, empresas e demais stakeholders, unimos forças para construir políticas públicas e ações que estimulem a competitividade, resiliência e segurança jurídica dos negócios, ao mesmo tempo em que preservamos nosso planeta e garantimos um futuro digno para as próximas gerações.

Através do desenvolvimento de novas políticas públicas conseguimos acelerar a transformação para uma economia mais sustentável no Brasil, contribuindo, assim, no combate à perda de biodiversidade, desigualdade social e emergência climática.

Eventos

O CEBDS, em parceria com suas empresas associadas, promove diversos eventos e ações com o objetivo de conectar múltiplos atores para fomentar a troca de conhecimento. Além disso, estes espaços de colaboração incentivam e inspiram a cocriação de soluções inovadoras que acelerem a transição para um modelo de negócio que seja sustentável, equilibrado e justo.

Centro de Convenções de Natal, RN

Iniciativas

Descubra como diversas frentes de trabalho, organizadas em temas específicos, contribuem para acelerar a transição para um modelo de negócios mais sustentável.

Plataforma Net Zero (em breve)

Plataforma com a missão de transformar as metas empresariais de neutralidade climática em realidade, através do apoio prático à implementação de processos de descarbonização.

saiba mais

Movimento com o intuito de incentivar a integração da Amazônia nas estratégias de negócios, reafirmando a necessidade de combater o desmatamento ilegal e promover uma economia inclusiva, regenerativa e que priorize o desenvolvimento aliado à perservação da floresta em pé.

Iniciativa com o objetivo de integrar a biodiversidade na estratégia dos negócios das empresas e contribuir no compartilhamento de conhecimento e na cocriação de boas práticas que favoreçam o uso racional dos recursos da biodiversidade.

Compromisso que tem como objetivo principal consolidar a contribuição efetiva das empresas para garantir a segurança hídrica no Brasil, ao mesmo tempo em que busca  sensibilizar, engajar e difundir experiências, aprendizados e informações.

Em 2023, a Conferência das Partes será realizada em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro. O CEBDS estará presente em mais uma edição da COP representando o setor empresarial brasileiro.

Essa iniciativa busca entender a dinâmica de funcionamento de diferentes elos de diversas cadeias agroalimentares e suas relações com o desmatamento.

Nesta iniciativa buscamos entender como o setor de negócios no Brasil tem endereçado a questão da Biodiversidade, além de conhecer estudos de caso, metodologias e melhores práticas.

Através desta plataforma, o CEBDS apoia as empresas que querem estar na vanguarda da gestão consciente da biodiversidade, utilizando metas científicas e ferramentas de reporte.

Construímos, de forma sistêmica, uma visão de futuro que reflete o entendimento coletivo e compreensivo das transformações urgentes das quais o mundo precisa, além de evidenciar os desafios que temos pela frente.