Bacias e Florestas

Programa Bacias & Florestas tem a missão de colaborar na recuperação e preservação de importantes bacias hidrográficas do país. Por meio de um amplo diagnóstico de cada bacia, reunimos uma série de parceiros e traçamos um plano local com ações que incluem acesso a água e saneamento, educação ambiental, restauração ecológica, práticas de conservação e fortalecimento das entidades e comunidade local.
Com objetivo de proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos apoiando e fortalecendo a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento o programa completou 10 anos em 2020. Nesses 10 anos já impactamos bacias em Brasília, nas regiões paulistas de Jaguariúna, Jundiaí e Jacareí, na região de Rio Claro (RJ), além de Minas Gerais e Goiás.
Um dos principais objetivos para garantir a perenidade das ações do programa é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais. O objetivo é oferecer incentivo econômico aos produtores rurais que se comprometem com práticas de recuperação florestal e conservação nas suas propriedades. Além disso, com a estruturação da governança e engajamento dos parceiros, o projeto assegura recurso para financiar de maneira integral todas as medidas de conservação necessárias à adequação ambiental da propriedade para que ela esteja apta a participar do projeto.

O programa tem formato para buscar sua própria sustentabilidade ao longo dos anos. Desde a primeira fase com engajamos dos atores locais como líderes comunitários, produtores rurais, prefeituras, representantes dos comitês de bacias, ONGs locais e entidades de pesquisa, trabalhamos em conjunto com a TNC e o WWF Brasil para identificar e destravar políticas públicas e recursos para a restauração e preservação das bacias hidrográficas, acesso à água e saneamento.
Nosso papel é fomentar, empoderar os atores locais para que tomem a liderança dos programas.
Desde 2010, a empresa já preservou mais de 10 mil hectares de vegetação e plantou cerca de 1,8 milhões de árvores (700 hectares restaurados).
Além de apoio ao desenvolvimento de políticas públicas locais de fomento ao pagamento por serviços ambientais (PSA) como as Políticas públicas de Jundiai: Lei Municipal n° 8.607/2016 e Decreto Municipal n° 27.353/2018, de Jaguariúna: Lei Municipal n° 2.218/2014, de Rio Claro: Lei Municipal n°760/2014 e Decreto n°2228/2016, de Jacareí: em tramitação na câmara municipal, Programa produtor de água sete lagoas, Politica Programa Pró Água Lei 4.108/2021 (08 de fevereiro 2021) em Anápolis.

Nossa meta é pública e foi divulgada em 2018 com o objetivo de Melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais as cervejarias se relacionam.
Hoje em todas as áreas no Brasil estamos com projetos em fase de implantação das ações com o plano de monitoramento em andamento para quantificar os impactos das ações.

O programa em cada localidade tem um plano de ação específico e preservando as particularidades de cada região visamos endereçar os principais desafios e problemas relacionados à água.
Mesmo preservando as particularidades, o Programa Bacias e Florestas tem indicadores quantitativos e qualitativos para acompanhar o andamento das ações dentro da metodologia global da ABI de gestão de bacias hidrográficas e para mensurar os benefícios dessas ações em prol da melhoria da disponibilidade e qualidade da água.
Alguns desses KPIs são conservação e restauração de solos e florestas dentro das áreas prioritárias para recarga hídrica, pessoas beneficiadas com acesso à água e saneamento rural, famílias recebendo PSA e o Índice de Qualidade de Água (IQA) nos pontos de monitoramento dos programas.

Projetos relacionados