Planos de ação para combate à escassez de água

O Plano de Adaptação as Mudanças Climática da Braskem identificou a escassez de água como o principal potencial ameaça para as operações da empresa. O risco hídrico afeta quatro bacias onde a Braskem atua ⎼ Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e São Paulo (Cubatão e Paulínea). Para cada uma dessas Bacias foi realizado um estudo de riscos específico e calculado um preço interno da água baseado na metodologia DEVESE da FGVces, que deu origem a diversos planos de ação.

Para inserção na estratégia, existe um macro objetivo na estrategia da empresa com foco em Água, e com um Sponsor, vice-presidente, que acompanha e valida, periodicamente, as ações planejadas e ou em andamento.

O Plano de Adaptação as Mudanças Climática da empresa destacou o risco de escassez hídrica como o principal potencial ameaça para as operações da empresa e segue como base para mitigar os impactos e iniciar planos de ação. O risco hídrico afeta 04 Bacias onde atuamos, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e São Paulo (Cubatão e Paulínea). Para cada uma dessas Bacias foi realizado um estudo de riscos específico e calculado um preço interno da água baseado na metodologia DEVESE da FGVces. Essas informações deram origem a Planos de Ações que levaram ao desenvolvimento de estudos de fontes alternativas de água para as Bacias em risco visando os neutralizar. Em 2018 espera-se tomar as decisões sobre quais fontes alternativas serão utilizadas, de modo a iniciarmos os processos para, em curto / médio prazo, termos as alternativas em funcionamento neutralizando riscos / impactos. Para inserção na estratégia, existe um macro objetivo na estrategia da empresa com foco em Água, e com um Sponsor, vice-presidente, que acompanha e valida, periodicamente, as ações planejadas e ou em andamento.

Atingir as aspirações propostas na Política Global de Desenvolvimento Sustentável.
Revalidar o Macro Objetivo de Eficiência Hídrica na renovação da matriz de riscos e materialidade da empresa.
Continuar a atingir um alto percentual de cumprimento das metas do Macro Objetivo de Eficiência Hídrica (acima de 90%).
Aprovar os planos de ações e estratégias para o desenvolvimento dos projetos de fontes alternativas de água para as regiões da Bahia, Rio de Janeiro e Alagoas.

  • O monitoramento se dará pelo cumprimento das metas estabelecidas no item anterior.
  • Monitoramento do percentual cumprido das metas do Macro Objetivo de Eficiência Hídrica.
  • Aprovação dos planos de ação para os investimentos em fontes alternativas de água.
  • Análise de maturidade das metas propostas na Política Global de Desenvolvimento Sustentável.
  • Todas as informações referentes a essas ações são apresentadas no Relatório Anual da Empresa e também encontram-se disponíveis no site da Braskem.

Projetos relacionados