Consumir com consciência faz bem para o bolso e para o planeta
Novembro já está acabando e com a proximidade do Natal as promoções começam a ocupar as vitrines e a internet. A Black Friday, é o período que o brasileiro mais procura por promoções na internet. Mas, será que aquele produto com 50% de desconto é realmente necessário? O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) te convida a repensar o consumo e aproveita a data para dar dicas sustentáveis de como consumir com consciência respeitando os limites do planeta Terra.
As Nações Unidas estimam que até 2100 a população humana chegará até 11,2 bilhões. A população aumenta a cada ano e a natureza não para de dar sinais de que está em desequilíbrio. Assim, fica claro que se a humanidade pretende continuar vivendo de forma harmoniosa, os padrões de produção e consumo precisam ser revistos com urgência.
Agora é só anotar as dicas e economizar tempo, dinheiro e, principalmente, o nosso planeta.
Dica 1 – Entenda sua real necessidade.
Entenda o que você precisa realmente adquirir ou não. Fique atento com as promoções “pague 1 leve 2”, lembre-se que se você não precisa, você não paga nenhum. Saiba o que realmente é necessário para você.
Dica 2 – Saiba o que está comprando.
Saiba a procedência dos produtos e serviços da empresa em que você irá comprar. O preço pode ser muito chamativo, mas precisa garantir a qualidade do produto ou serviço. Muitas vezes o barato pode sair caro. Checando comentários e realizando pesquisas, você pode de fato fazer um bom negócio.
Dica 3 – Conheça a empresa e o site que vendem o produto.
Além de evitar golpes, conhecendo a empresa e o site você pode ser ainda mais responsável na compra. Busque informações da empresa sobre a cadeia de valor, padrões de produção e boas práticas. Priorizando comprar em empresas responsáveis, você pode acelerar a mudança necessária para nosso mundo hoje.
Dica 4 – Evite embalagens desnecessárias.
Assim como a procura por promoções, a quantidade de resíduos gerada nesse período também cresce. Evite sacolas e embalagens desnecessárias. Quanto mais resíduos descartados, mais desequilíbrio para o planeta.
Dica 5 – Faça o descarte correto e aproveite ao máximo os produtos.
Antes de jogar algo “fora”, confira se há outra utilidade ou se pode ser útil para outra pessoa. Se realmente tiver que jogar “fora”, realize o descarte correto. Separe se for aparelho eletrônico, material reciclável ou outro tipo específico de material.
Quer saber mais?
Um novo conceito de economia está modificando os padrões de produção e consumo. Para saber mais sobre a economia circular, acesse a publicação do CEBDS e saiba como as empresas estão se adaptando frente o desafio de transformar resíduos em matéria prima, trazendo o final da linha de produção para o início dela.
O CEBDS também lançou nas redes sociais a campanha Better Friday Forever (Melhor Sexta-feira para Sempre), com a hashtag #BFF. O movimento busca auxiliar no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. A campanha, que acontece no Twitter, Linkedin, Facebook e Instagram, convida os seguidores a olharem de forma diferente para o período mais propenso ao consumo exagerado.