A presidente da COP 25 e ministra do Meio Ambiente do Chile, Carolina Schmidt, presidiu uma plenária para abordar as expectativas sobre as negociações. A Conferência está sendo marcada por manifestações da juventude cobrando ações concretas dos países para conter o aquecimento global e promover uma agenda que inclua os mais desfavorecidos.
“Estamos encerrando a COP amanhã e temos as expectativas dos países e de seus povo sobre nós. Temos a cobrança dos jovens e mulheres por ações concretas e não podemos dar-lhes respostas burocráticas. Precisamos dar uma resposta às pessoas nas ruas. Precisamos de soluções concretas para as pessoas que estão sofrendo os efeitos das mudanças climáticas”, frisou.
A COP 25, em Madrid, termina nesta sexta-feira, 13, com a pressão de encerrar as negociações sobre o Artigo 6 do Livro de Regras do Acordo de Paris. O artigo é fundamental para o estabelecimento de um mercado internacional de carbono, um importante mecanismo para conter o aquecimento global em 1.5ºC e possibilitar a transição para uma economia de baixo carbono.