Corporações alertaram G20 a manter o Acordo de Paris como prioridade

A comunidade executiva global articulada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) reforçou a importância do cumprimento do Acordo de Paris junto aos líderes presentes na reunião do G20, realizada nos últimos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo, na Alemanha. O governo brasileiro recebeu o posicionamento por meio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Em carta enviada aos líderes globais, o setor empresarial afirma que “a realidade da mudança climática é irrefutável e o panorama de negócios para afirmar isso está mais forte do que nunca”, enfatizando que os “líderes de todas as partes do mundo precisam agir agora, e com determinação, para direcionar a economia global em um caminho sustentável alinhado com o Acordo de Paris”.

Além de solicitar a reafirmação do compromisso com a implementação do Acordo de Paris, a carta também salientou a importância da introdução de incentivos econômicos que efetivamente estimulem a transição para uma economia de baixo carbono, incluindo mecanismos de precificação de carbono e reforma dos subsídios de combustíveis fósseis.

A declaração final do encontro do G20 na Alemanha reafirmou a determinação de enfrentar as mudanças climáticas. O documento, entretanto, evidencia a divergência entre os Estados Unidos e os demais membros do G20, com críticas à saída dos norte-americanos do Acordo de Paris.​