11/10 é o Dia Nacional do Deficiente Físico

Data: 10/10/2019
Autor:


O Dia Nacional do Deficiente Físico é comemorado anualmente no dia 11 de outubro. A data foi instituída para promover a conscientização da sociedade sobre ações e políticas que devam ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos. A data também estimula a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos, que são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas. O IBGE aponta que a proporção das pessoas com deficiência na população brasileira é de 6,7%.

De acordo com a OMS, 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência – significa uma em cada sete pessoas no mundo. A ONU alerta que 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência residem nos países em desenvolvimento. No total, 150 milhões de crianças (com menos de 18 anos de idade) tem alguma deficiência, aponta a UNICEF.

Segundo a ONU as pessoas com deficiência encontram mais dificuldades. O custo de vida aumenta em cerca de um terço da renda, em média. Completar a escola primária também é um desafio maior para as crianças com deficiência: enquanto 60% dessas crianças completam essa etapa dos estudos nos países desenvolvidos, apenas 45% (meninos) e 32% (meninas) completam o ensino primário nos países em desenvolvimento.

Mais de 50% das pessoas com deficiência não conseguem pagar por serviços de saúde. Confira todas as estatísticas clicando aqui e aqui. Cerca de 30% dos meninos ou meninas de rua têm algum tipo de deficiência, e nos países em desenvolvimento 90% das crianças com deficiência não frequentam a escola.

É dever de todos buscarem por uma sociedade que as pessoas com algum tipo de deficiência sejam incluídas sem nenhum demérito ou preconceito por sua condição. Muito ainda deve ser feito para garantir o acesso das pessoas com deficiência à oportunidades, acessibilidade e mobilidade. É necessário garantir políticas que assegurem os direitos dos deficientes físicos.

Dia internacional da pessoa com deficiência 

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro desde 1992.

 

 

Créditos da imagem: ONU