“Emergência Climática” é a palavra do ano

Data: 21/11/2019
Autor:

O Dicionário Oxford elegeu “emergência climática” (climate emergency) como a palavra do ano em 2019. O termo teve um aumento de cem vezes na quantidade de usos recentemente, saindo de uma “relativa obscuridade para se tornar um dos termos mais proeminentes e debatidos de 2019”. No dicionário Oxford “emergência climática” é definida como “uma situação em que ação urgente é necessária para reduzir ou interromper as mudanças climáticas e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis resultantes disso”. O Dicionário Collins escolheu “greve climática” (climate strike) como a palavra do ano pelos mesmos motivos.

A palavra que atrai um grande interesse é escolhida anualmente pelo Oxford anualmente. Segundo a instituição, um júri elege o termo vencedor com base no “potencial duradouro” e na “significância cultural”. Ano passado , “Tóxico” foi a palavra do ano e “Youthquake” foi o termo vencedor de 2017. Você pode conferir a lista aqui.

Saiba mais: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/11/dicionario-oxford-elege-emergencia-climatica-como-palavra-do-ano-de-2019.html