Governança

Conheça os integrantes dos diversos conselhos e comitês, responsáveis por estabelecer as normas e diretrizes que norteiam as ações do Conselho. Sua composição é plural e reflete a diversidade de setores engajados na construção de um país mais sustentável. Além disso, tenha acesso a diversos documentos que guiam o dia a dia do CEBDS, como: código de ética, estatuto e regimentos.

Estrutura organizacional

A estrutura organizacional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável é composta por presidentes das empresas associadas e outros profissionais experientes de grandes empresas que atuam no Brasil em diversos setores.

Chair

Marcos Bicudo

VEDACIT

Marcos Bicudo

Marcos Bicudo é CEO da Vedacit desde 2017 e Presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) no Brasil desde 2008. Passou por empresas como SC Johnson e Amanco e teve atuação internacional. Foi CEO da Philips e da Masisa. Em 2012, durante a Rio + 20, foi figura-chave no planejamento da iniciativa “Rio Cidade Sustentável”.

Presidente

Marina Grossi

Presidente

Marina Grossi

Economista e reconhecida pioneira em sustentabilidade empresarial no Brasil, Marina possui mais de 20 anos de experiência em mudança do clima e finanças sustentáveis. É presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), palestrante e membro de Conselhos de Administração de empresas e organizações nacionais e internacionais.

Conselho de Administração

2020-2024

Tânia Cosentino

MICROSOFT

Tânia Cosentino

Foi presidente da Schneider Electric, hoje preside a Microsoft no Brasil. Tânia possui 30 anos de carreira profissional e é a única mulher latina-americana reconhecida por seu trabalho a favor da sustentabilidade, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Solange Ribeiro

NEOENERGIA

Solange Ribeiro

CEO da Neoenergia de 2012 a 2017. Ingressou em 2004 como Diretora Executiva de Regulação e Meio Ambiente. Membro do Conselho de Administração de várias empresas do Grupo Neoenergia. Vice-presidente do Conselho Global do Pacto Global das Nações Unidas; Vice-presidente do Conselho do Operador Nacional do Sistema; Vice-presidente do Conselho da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias Básicas; e membro do conselho da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica. Com mais de 30 anos de experiência, amplo conhecimento do setor elétrico e experiências profissionais diversificadas que combinam aspectos táticos-operacionais e estratégicos. Ocupou cargos de alta liderança em grandes empresas como AES Eletropaulo e Chesf. Além disso, trabalhou como consultora na National Economic Research Associates – NERA, em Washington, DC. Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora acadêmica no “Center of Environmental Technology” no Imperial College of Science, Technology and Medicine, em Londres.
2021-2025

Maurício Adade

DSM

Maurício Adade

Líder de negócios global experiente com histórico comprovado de trabalho na indústria de nutrição. Hábil na gestão de Negócios, Marketing, Vendas e Inovação. Fortes habilidades interpessoais e de gestão de pessoas. Experiência transcultural no desenvolvimento e liderança de equipes de alto desempenho. Experiente líder nas áreas executivas e de conselho administrativo.

Luciana Nicola

ITAÚ

Luciana Nicola

Graduada em Direito, com especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM e mestre em Liderança e Gestão Pública (MLG), do CLP junto à Universidade de Harvard, e tem 18 anos de experiência em relacionamento institucional empresarial e também no 3º setor.

Henrique Paiva

SIEMENS ENERGY

Henrique Paiva

Formou-se em Administração de Empresas na PUC-SP, em 2005. Fez mestrado em sustentabilidade e pós-graduação em eficiência energética. Government Affairs and ESG Head at Siemens Energy Latin America.

Feliciano Almeida

MICHELIN

Feliciano Almeida

Trabalhando no Grupo Michelin desde 1982, Feliciano Almeida ocupou diversos postos de liderança nas áreas comercial, de marketing e na direção geral na Europa, América do Norte, América do Sul, Central e Caribe. Antes da nova posição, atuava como CEO e presidente da América Central.
2022-2026

Rosane Santos

BAMIN

Rosane Santos

Executiva experiente em sustentabilidade e governança corporativa, desenvolvido em organizações nacionais e multinacionais, onde desempenha um papel estratégico ao assessorar e envolver a alta administração nas iniciativas que conectam a organização a um modelo de negócios sustentável. Lidera práticas empresariais que atendem aos padrões de impacto social por meio de uma variedade de programas e projetos patrocinados e próprios nas áreas de educação, meio ambiente e empreendedorismo.

Maurício Rodrigues

BAYER

Maurício Rodrigues

Executivo sênior com 25 anos de experiência e amplo conhecimento em negócios agrícolas, gestão de riscos e liderança de grandes grupos em várias regiões, especialmente na América Latina. Experiência global com atribuições internacionais nos Estados Unidos e no México. Atualmente, lidero a Divisão de Ciências Agrícolas na América Latina e sou membro do time executivo global, atuando também como membro do conselho em um banco de desenvolvimento e associações comerciais. Sou membro do comitê de orientação de Inclusão e Diversidade da empresa no Brasil e patrocinadora do grupo de recursos de funcionários negros. Engenheira civil com MBA em Finanças, fluente em inglês, espanhol e português (nativo).

João Roberto Moraes

IGUÁ

João Roberto Moraes

Graduado em Engenharia Sanitária pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Administração de empresas. Desempenhou papel de engenheiro projetista entre 1987 e 1993. Foi assessor de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos – SP (1993 a 1996), assessor de coordenação e superintendente do Serviço Municipal de Água e Saneamento de Santo André – SP (1997 a 2000), Superintendente do SAAE Guarulhos (2001 a 2014), executivo na Odebrecht Ambiental e BRK Ambiental (2014 a 2017), Diretor Associado da Hagaplan Engenharia (2018 a 2019) e Diretor Institucional da Iguá Saneamento (2019 – atual).

Gustavo Bastos

NESTLÉ

Gustavo Bastos

Na Nestlé desde 2000, Gustavo começou como consultor jurídico da Nestlé Brasil. Depois atuou no Legal Competence Center para a América Latina, na Cidade do México, foi Head do Zone Americas Commercial Competence Centre. Retornou a Suíça em 2016 como o Head of Legal para Operações e Nestrade.
2023-2027

Ângela Pinhati

NATURA

Ângela Pinhati

Graduada em engenharia química, a executiva soma 28 anos de experiência na área de cadeia de suprimentos e atua há quase duas décadas na Natura. Ao longo de sua trajetória na companhia, passou pela liderança de diferentes áreas, como Suprimentos e Logística, em operações da empresa na América Hispânica. Em sua última posição, foi responsável pelas áreas de Manufatura, Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, que reúnem cerca de 2.900 colaboradores. Possui um Master of Business Administration (MBA) em Logística, pela Fundação Vanzolini, da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e é mestre em Sustentabilidade, pela Universidade Camilo José Cela. Entre 2015 e 2020, fez parte, ainda, da diretoria da Union for Ethical BioTrade (UEBT), organização sem fins lucrativos que promove, verifica e atesta a ética da cadeia e o uso de ingredientes naturais, respeitando as pessoas e a biodiversidade, aspectos fundamentais para manter a Amazônia em pé.

Caio Augusto M. Ramos

AMBEV

Caio Augusto M. Ramos

21 anos de uma empolgante carreira desenvolvendo e liderando estratégias de sustentabilidade, corporativas, jurídicas e de conformidade para promover e proteger os assuntos da empresa. Atualmente, liderando a Sustentabilidade para a América do Sul, uma das experiências mais diversas e desafiadoras que enfrentei e aquela que me proporcionou os maiores aprendizados até agora. Estou muito orgulhoso de fazer parte de uma empresa que é guiada pelo pilar mais importante: Cultura.

Fernando Bertolucci

SUZANO

Fernando Bertolucci

Chief Technology and Innovation Officer da Suzano, com 27 anos de experiência profissional trabalhando na indústria de produtos florestais. Minhas responsabilidades atuais envolvem liderança corporativa das atividades de pesquisa e inovação tecnológica, incluindo melhoramento genético de árvores, biotecnologia vegetal, manejo florestal, tecnologia silvicultural, desenvolvimento de processos e produtos (celulose e biorrefinaria). Possuo graduação em Engenharia Agronômica (1987) e mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (1990). Também possui cursos de especialização em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral), Manejo Florestal (UFLA), Desenvolvimento de Produtos (Cambridge – Inglaterra), Inovação Estratégica (IMD – Suíça) e Global Executive Academy (MIT – EUA).

Flávio Rodrigues

SHELL

Flávio Rodrigues

Trabalha na Shell Brasil há 31 anos, com experiência nas áreas de Cadeia de Suprimentos, Estratégia, Construção de Cenários, Distribuição e Relações Externas, tais como: Relacionamento com principais partes interessadas externas (mídia, governo, comunidades e ONGs), Planejamento logístico e de suprimentos (Cadeia de Suprimentos), Gestão de crises, Gestão de questões, Análise econômica de projetos, Análise do mercado de petróleo e energia, Planejamento de refino, Processo legislativo (Executivo e Legislativo) e Liderança.

Marcos Bicudo

VEDACIT

Marcos Bicudo

Marcos Bicudo é CEO da Vedacit desde 2017 e Presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) no Brasil desde 2008. Passou por empresas como SC Johnson e Amanco e teve atuação internacional. Foi CEO da Philips e da Masisa. Em 2012, durante a Rio + 20, foi figura-chave no planejamento da iniciativa “Rio Cidade Sustentável”.

Maria Luiza Paiva

VALE

Maria Luiza Paiva

Sou apaixonada por iniciativas que promovam a transformação das pessoas e de culturas. Por isso, atuo há 34 anos nas áreas de Sustentabilidade e Recursos Humanos. Essa paixão me levou a grandes empresas nacionais e multinacionais. Hoje, sou Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale. Em minha carreira, tive a oportunidade de liderar a área de Sustentabilidade da Suzano e Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria Celulose, fui executiva no Banco ABN AMRO Real/Santander e no Banco Nacional. No ABN AMRO/Real, recebi um dos grandes desafios de minha carreira: a oportunidade de liderar a criação e implementação da estratégia de sustentabilidade que se tornou uma referência nacional e internacional. Além disso, conduzi equipes e projetos multiculturais nos períodos em que dirigi a área de RH para a América Latina e Global do mesmo banco. Sou psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especialização em Recursos Humanos pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Casada e mãe de um filho, adoro viajar e conhecer os artistas dos locais que visitamos. Nessas andanças, meu marido e eu descobrimos uma nova paixão em comum: colecionar artesanato brasileiro.

Silvia Menicucci

SANTANDER

Silvia Menicucci

Diplomacia Empresarial, Advocacy e Assuntos Públicos: Executiva sênior com ampla experiência em Advocacy empresarial e planejamento estratégico em níveis nacional e internacional, incluindo questões de ESG. Experiência relevante em representar a indústria brasileira e o setor financeiro em fóruns privados e governamentais relacionados ao comércio internacional, questões regulatórias e de investimento, bem como coordenar as atividades de Advocacy de seções brasileiras em conselhos empresariais com parceiros estrangeiros, incluindo Argentina, BRICS, Alemanha, Japão e EUA na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Chefe do Escritório de Ligação de Assuntos Públicos e da Equipe da Bayer no Brasil, e atualmente Sr. Head of Government Affairs no Santander Brasil. Mais de 20 anos de experiência em direito internacional, incluindo 7 anos em cargos de gerenciamento jurídico em uma agência paraestatal – Apex-Brasil – e uma intensa carreira acadêmica, com publicações e pesquisas em diferentes áreas do Direito Internacional e Relações Internacionais.

Conselho Fiscal

2022-2026

Renato Nascimento

ITAÚ

Renato Nascimento

Renato Barbosa do Nascimento é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2017 e responsável pela auditoria interna do banco de investimento, WMS, prevenção de crimes financeiros, M&A, tesouraria, riscos, contábil, fiscal, finanças e unidades internacionais. Ocupou diversos cargos durante sua trajetória profissional de mais de 26 anos na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes (PwC), incluindo o de Sócio de Auditoria de 2009 a 2017. Sua principal responsabilidade como Sócio de Auditoria foi a de liderar trabalhos de auditoria externa de entidades do setor financeiro localizadas no Brasil e no exterior. É bacharel em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas, ambos pela Universidade Paulista, São Paulo, Brasil. Cursou MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil. Em 2021 cursou treinamento executivo Fintech Revolution: Transformative Financial Services and Strategies promovido pela Universidade de Wharton.
2023-2027

Maria Elena C. Figueira

Conselheira Independente

Maria Elena C. Figueira

Conselheira de Administração e Fiscal certificada pelo IBGC Membro da Comissão de Governança em Instituições Financeiras do IBGC Associada ao Women Corporate Directors – WCD Membro do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Amcham

Vinicius Pinho

Conselheiro Independente

Vinicius Pinho

Mais de 20 anos liderando equipes e empresas com habilidade demonstrada em desenvolver e implementar programas de conformidade, integridade e proteção de dados. Perfil orientado para resultados, com experiência tanto em startups quanto em empresas consolidadas. Gosta de motivar, construir e orientar pessoas para alcançar objetivos comuns. Certificado em conformidade, risco, combate à fraude e ética. Coautor do livro Compliance 360º.

Conselho Consultivo

André Guimarães

IPAM

André Guimarães

Agrônomo formado pela Universidade de Brasília (UnB), foi vice-presidente de Desenvolvimento da Conservação Internacional (CI) da divisão Américas, onde supervisionou a operação em dez países da América Latina. André também fundou e dirigiu a Brasil Florestas, empresa que focou na implantação de produtos florestais como serviços ambientais. Foi coordenador de Relações com o Setor Privado no Banco Mundial no programa Piloto das Florestas Tropicais e Diretor da A2R Fundos Ambientais. André também dirigiu entidades do terceiro setor, como o Instituto BioAtlântica (IBio) e IMAZON.

Anibal Wanderley

CERENSA TECNOLOGIA AMBIENTAL

Anibal Wanderley

Economista, consultor em mudanças climáticas com experiência no desenvolvimento de projetos de energia renovável e carbono no Brasil, Europa e África.

Anielle Guedes

URBAN 3D

Anielle Guedes

Formada em Física e Economia na Universidade de São Paulo (USP), Anielle Guedes também possui três pós graduações, inclusive pela Singularity University e Instituto Europeo di Design. Anielle Guedes é uma empreendedora com foco em tecnologias emergentes e especialista em desenvolvimento econômico através da tecnologia e ciência. Já atuou como conselheira do Governo Federal e fundou diversas iniciativas, das quais se destacam a Urban3D e NEXT Consulting. Palestrou em mais de 80 cidade pelo mundo, para empresas como BASF e Microsoft, além de governos como o da Áustria e do Omã.

Denise Hills

Conselheira Independente

Denise Hills

Executiva experiente com histórico comprovado de trabalho na indústria bancária em Estratégia, Planejamento de Negócios, Inovação e Sustentabilidade, especialmente em ODS, Mudanças Climáticas, Direitos Humanos e Empoderamento das Mulheres. Habilidades em Desenvolvimento Sustentável, Planejamento de Negócios, Gestão da Inovação, Negociação, Estratégia de Impacto Positivo e Metodologia. Avaliação e Gestão de Impacto Financeiro, Governança. Fortes projetos profissionais na UNDP, Liderança UNEP FI, Pacto Global da ONU, SDG Pioneer 2022. Escritora e membro do Conselho. Consultora de planejamento estratégico em sustentabilidade e inovação.

Izabella Teixeira

CEBRI

Izabella Teixeira

Conselheira Emérita do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Foi Ministra do Meio Ambiente (2010-2016). É, também, Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP), membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA e membro do Conselho Administrativo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao longo de sua carreira, Izabella Teixeira ocupou diferentes posições administrativas no Ministério do Meio Ambiente, no Governo do Estado do Rio de Janeiro e no IBAMA, onde ingressou em 1984. Desempenhou papel chave na negociação do Acordo de Paris e foi nomeada, em 2012, para servir no Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Em 2013, ganhou o Prêmio Global “Campeões da Terra”, da ONU Meio Ambiente, pela sua contribuição para reduzir o desmatamento na Amazônia. É mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ.

José Alquéres

CEBRI

José Alquéres

Conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Sócio-diretor da JLA – JL Alquéres Consultores Associados que fundou em 1999 e Sócio Diretor da Edições de Janeiro que fundou em 2014. Foi Secretário Nacional de Energia em 1992 e presidiu a CERJ, Eletrobrás, Alstom do Brasil, Light Serviços de Eletricidade S.A. e MDU do Brasil. Foi membro de alguns Conselhos de Administração de grandes empresas da área de energia no Brasil, dentre as quais Itaipu, Eletrobrás Furnas, Chesf, Eletrosul, Nuclen, Cesp, CPFL, Cemig, EDP e. Vice-Presidente honorário do World Energy Council. Trabalhou no BNDES, foi Diretor do BNDESPAR e da Cia. Bozano Simonsen. Foi Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro de 2009 a 2011, da qual é grande Benemérito. Hoje é Conselheiro de Administração da Energisa, Enauta, Monteiro Aranha, COMERC, Instituto EDP-Eletricidade de Portugal. Conselheiro e Presidente de organizações culturais e filantrópicas. Conselheiro do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e ex-Vice-Presidente do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Formado em Engenharia Civil pela PUC/RJ 1966, cursou Ciências Sociais no IFCS-UFRJ e fez cursos de pós-graduação no Brasil, Estados Unidos e França. Officier da Ordre National du Mérite (França) e Cidadão Honorário de Dakota do Norte (USA).

José Eli da Veiga

USP

José Eli da Veiga

É professor sênior do IEA. Sua formação acadêmica ocorreu na França, de 1969 a 1979, com graduação em agronomia pela Escola Superior de Engenheiros e Técnicos para a Agricultura, mestrado em economia agrícola pela Universidade Paris-Sorbonne e doutorado pela Universidade Paris 1 Pantheon-Sorbone. Por trinta anos (1983-2012) foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), onde obteve o título de professor titular em 1996. Tem 29 livros publicados, entre os quais: O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra (2019), Para entender o desenvolvimento sustentável (2015), A desgovernança mundial da sustentabilidade (2013), os três pela Editora 34. É colunista do jornal VALOR Econômico, da revista Página22 e da Rádio USP.

José Goldemberg

USP

José Goldemberg

Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo da qual foi Reitor de 1986 a 1990. Foi Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP); Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Secretário de Ciência e Tecnologia; Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República; Ministro da Educação do Governo Federal e Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo; professor/pesquisador: da Universidade de Paris (França): Princeton (Estados Unidos); High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford, EUA; Universidade de Toronto, Canadá e ocupante da ?Cátedra Joaquim Nabuco? da Universidade de Stanford (Estados Unidos). É Membro da Academia Brasileira de Ciências e Academia de Ciências do Terceiro Mundo; Co-Presidente do Global Energy Assessment, sediado em Viena. É autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Meio Ambiente e Energia em geral. Foi selecionado pela “Time Magazine” como um dos treze “Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries 2007”. Recebeu o prêmio “Blue Planet Prize 2008” concedido pela Asahi Glass Foundation. Foi presidente da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) de 2015 a 2018.

Oskar Metasavaht

FUNDADOR E DIRETOR DA OSKLEN

Oskar Metasavaht

Oskar Metsavaht é o fundador e diretor de estilo da Osklen, uma das marcas de moda mais icônicas do Brasil, que teve início em 1990 vendendo roupas de esporte de inverno, antes de se concentrar no segmento de luxo 10 anos depois. Metsavaht também é o fundador do Instituto-E, uma organização sem fins lucrativos sediada no Brasil que incentiva o desenvolvimento humano sustentável, com projetos que incluem o desenvolvimento de tecidos social e ambientalmente amigáveis. Em 2012, a UNESCO nomeou Metsavaht como Embaixador da Boa Vontade e representante oficial do Rio +20. Através do Instituto-E, Metsavaht estabeleceu o prêmio Premio E para o evento, que celebrou iniciativas ambientais desenvolvidas nas últimas duas décadas. Metsavaht foi nomeado membro do Conselho de Inhotim – o maior museu ao ar livre sem fins lucrativos do mundo, que abriga coleções de arte contemporânea e também desenvolve projetos educacionais e sociais. Ele também se tornou membro do Conselho do Greenpeace.

Philippe Joubert

ASSESSOR SÊNIOR WBCSD

Philippe Joubert

– Non-Executive Director and Senior Advisor to Governments and CEOs – CEO of Earth on Board – Senior Advisor and Special Envoy Energy and Climate for WBCSD – Chair of the Advisory Board of the Cambridge Institute for Sustainability Leadership and Fellow – International Advisor to World Energy Council – Trustee of Client Earth – Member of the Sustainability Committee of the Board of Suzano Pulp and Paper – Board Member of Voltalia and Member of Audit Committee – Member of the Advisory board of A4S (Accounting for Sustainability)

Ricardo Piquet

MUSEU DO AMANHÃ

Ricardo Piquet

Empreendedor social, Consultor, Palestrante e Executivo com sólida experiência nos setores público, privado e não-governamental. Atua na Cultura, onde esteve à frente da implementação e gestão dos mais importantes centros culturais no Brasil, como o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte do Rio, bem como projetos como o Aprendiz Legal, que empregou mais de 250.000 jovens. Lidera o IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, uma sólida organização sem fins lucrativos que administra equipamentos e projetos culturais e ambientais de grande relevância no cenário nacional e internacional, hoje responsável pela gestão do Museu do Amanhã, Paço do Frevo, Museu das Favelas, Fundo da Mata Atlântica, Forte Nossa Senhora dos Remédios, Cais do Valongo e Memorial do Holocausto. Integra diferentes conselhos como o Live Museum da ONU e Comitê do Future Oriented Museums (FORMS), do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, do Instituto Tom Jobim, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), atua também como conselheiro da MOTI Foundation – Amsterdam e no Centro Brasileiro de Relações Institucionais (CEBRI). Também integra o Comitê de mudanças climáticas/biodiversidade da Fundação BMW-Berlim, como Liderança Responsável.

Suzana Khan

COPPE UFRJ

Suzana Khan

Suzana Kahn é uma professora e pesquisadora especialista em mudanças climáticas e alternativas tecnológicas de mitigação. Ela desempenhou diversos papéis nos governos federal e estadual do Rio de Janeiro, com foco em políticas climáticas. Ela está interessada em encontrar maneiras de promover a transição para uma economia de baixo carbono e ajudar empresas e governos a alcançar esse objetivo. Para isso, além de ser professora titular na COPPE/UFRJ, ela administra o Fundo Verde da UFRJ e é a representante da UFRJ na GAUC – Aliança Global de Universidades sobre o Clima. Ela também é autora principal no IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas; membro do conselho do ITDP – Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento, e membro do conselho do Museu do Amanhã.

Tomás de Lara

SISTEMA B / CIDADE+

Tomás de Lara

Cofundador e co-líder da Ciudades+B / Cities CAN B (movimento internacional de cidadãos comprometidos com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), membro do conselho do Sistema B Brasil (Movimento B Corps), membro do conselho consultivo do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), membro do conselho e diretor de sustentabilidade da Estância do Chalé (Agropecuária), curador co-fundador dos Hubs do Rio de Janeiro e Porto Alegre da Comunidade Global Shapers do Fórum Econômico Mundial. Especialista em economias colaborativas, circulares e sustentáveis, palestrante convidado e professor em diversas universidades e escolas sobre o tema do desenvolvimento sustentável.

Comitê de pessoas, governança e nomeação

2023-2025

Solange Ribeiro

NEOENERGIA

Solange Ribeiro

CEO da Neoenergia de 2012 a 2017. Ingressou em 2004 como Diretora Executiva de Regulação e Meio Ambiente. Membro do Conselho de Administração de várias empresas do Grupo Neoenergia. Vice-presidente do Conselho Global do Pacto Global das Nações Unidas; Vice-presidente do Conselho do Operador Nacional do Sistema; Vice-presidente do Conselho da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias Básicas; e membro do conselho da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica. Com mais de 30 anos de experiência, amplo conhecimento do setor elétrico e experiências profissionais diversificadas que combinam aspectos táticos-operacionais e estratégicos. Ocupou cargos de alta liderança em grandes empresas como AES Eletropaulo e Chesf. Além disso, trabalhou como consultora na National Economic Research Associates – NERA, em Washington, DC. Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora acadêmica no “Center of Environmental Technology” no Imperial College of Science, Technology and Medicine, em Londres.

Rodrigo Figueiredo

Membro Independente

Rodrigo Figueiredo

Formado em engenharia pela Politécnica da USP e entrei como trainee na Ambev em 1997. Desde então, ocupei diversos cargos, incluindo: Gerente Corporativo Vendas e Preços, Diretor Financeiro de Planejamento e Performance de Supply, Diretor Regional de Operações, VP de Logística e Suprimentos na América Latina, VP Supply Chain Russia e Ucrania, VP Logistics Europa, VP Gente e Gestão Europa e Chief Procurement & Sustainability para ambev.

Olivia Ferreira

ACCENTURE

Olivia Ferreira

Olivia Ferreira é MD em Estratégia e Efetividade do Conselho na Accenture, além de ser membro do Comitê Executivo do Código Brasileiro de Governança de Investimento, da AMEC e da CFA Society. Anteriormente, ela foi fundadora e CEO da Enlight e co-presidente do Capítulo Brasil do 30% Club. Ela é apaixonada por inovação, liderança eficaz, governança corporativa, sustentabilidade e diversidade. Ela possui vinte anos de experiência em serviços de consultoria para conselhos e executivos de alto escalão, tendo trabalhado treze anos na Russell Reynolds Associates como membro do setor de Recursos Industriais e Naturais e da prática de Liderança e Sucessão, com foco em empresas e conglomerados brasileiros, empresas familiares e empresas multinacionais. Ela auxilia organizações a garantir altos níveis de governança corporativa e ajuda os clientes a enfrentarem desafios empresariais por meio das necessidades organizacionais, engajamento e desenvolvimento de liderança. Ela conduziu várias avaliações para organizações de destaque, assessorando clientes em suas decisões de contratação, planejamento de sucessão de alto nível e desenvolvimento de liderança. Olivia possui experiência em avaliar CEOs e executivos de alto escalão, bem como recrutar executivos de alto nível e Diretores Não Executivos Independentes para organizações globais. Ela também atuou como Consultora de RH na Suzano, um grupo brasileiro de propriedade familiar no segmento de Celulose e Papel, onde liderou a área de aquisição de talentos.

Marcos Bicudo

VEDACIT

Marcos Bicudo

Marcos Bicudo é CEO da Vedacit desde 2017 e Presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) no Brasil desde 2008. Passou por empresas como SC Johnson e Amanco e teve atuação internacional. Foi CEO da Philips e da Masisa. Em 2012, durante a Rio + 20, foi figura-chave no planejamento da iniciativa “Rio Cidade Sustentável”.

Henrique Paiva

SIEMENS ENERGY

Henrique Paiva

Formou-se em Administração de Empresas na PUC-SP, em 2005. Fez mestrado em sustentabilidade e pós-graduação em eficiência energética. Government Affairs and ESG Head at Siemens Energy Latin America.

Comitê de ética e compliance

2023-2025

Marina Grossi

Presidente

Marina Grossi

Economista e reconhecida pioneira em sustentabilidade empresarial no Brasil, Marina possui mais de 20 anos de experiência em mudança do clima e finanças sustentáveis. É presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), palestrante e membro de Conselhos de Administração de empresas e organizações nacionais e internacionais.

Ricardo Mastroti

Diretor Executivo

Ricardo Mastroti

Diretor Executivo do CEBDS, Ricardo Mastroti é biólogo (USP), Mestre em Oceanografia (USP) e Mestre em Biomimética (Arizona State University). Atua desde 1998 como gerente/superintendente de áreas corporativas de sustentabilidade, meio ambiente e relações institucionais: P&G, Aracruz, InterCement, Camargo Corrêa Holding e Galvani Fertilizantes. Atou ainda como Diretor Executivo do Instituto Lina Galvani e do Parque Vida Cerrado.

Bianca Melo

Diretora Administrativa Financeira & RH

Bianca Melo

Diretora Administrativa Financeira & RH e está no CEBDS desde julho 2016. Profissional com mais de 20 anos de experiência em grandes empresas multinacionais, nacionais de relevância no mercado e instituições de terceiro setor com foco em áreas de avaliação de investimentos, tesouraria corporativa, controladoria, custos, orçamentos, administração e Recursos Humanos.

Shin Jae Kim

Tozzini Freire Advogados

Shin Jae Kim

Sócia responsável pela área de Compliance & Investigação e membro do Comitê Executivo de TozziniFreire Advogados, Shin é pioneira na implementação e desenvolvimento da área de Compliance no Brasil. É especialista na coordenação estratégica de casos envolvendo relações com órgãos governamentais, gestão de crises e investigações corporativas em todos os setores e indústrias. Ela é altamente respeitada por sua notável atuação e mais de 30 anos de experiência em direito societário, fusões e aquisições e assessoria a investidores de diversos países em seus investimentos inbound e outbound. Shin também é responsável pelo Asia Practice Group, coordenando diretamente o Korea Desk. Além disso, ela palestra em vários fóruns e eventos internacionais focados em anticorrupção, governança corporativa e questões de investigação. Shin também coliderou a criação da LACIL (Latin American Compliance & Investigation League), que envolve os principais escritórios de advocacia da América Latina nessa prática.

Valéria Café

IBGC

Valéria Café

Diretora Executiva e Membro do Conselho, especializado em Governança Corporativa, Sustentabilidade (ESG), Assuntos Públicos, Políticas, Comunicação e Marketing com experiência global. No IBGC, é responsável por Advocacia, Pesquisa, Publicações, Comissões de Voluntários e Crescimento dos Capítulos. Também é uma das fundadoras do IRELGOV (Instituto de Assuntos Governamentais no Brasil) e atuei como membro do conselho de 2014 a 2018. Professora convidada de Governança Corporativa, Sustentabilidade e Reputação/Comunicação na ESPM e FGV. Desenvolveu a carreira liderando as áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa, Assuntos Públicos/Advocacy, Marketing e Relacionamento com o Cliente em empresas globais como Coca-Cola, Whirlpool, HP, J.P. Morgan e MSL/Publicis para a região da América Latina e Brasil. Sua experiência está no desenvolvimento e implementação de processos de Gerenciamento de Relacionamento com Stakeholders, Comunicação e Sustentabilidade, participando ativamente de projetos de fusões, aquisições e gerenciamento de crises. Liderou equipes multidisciplinares em projetos locais, regionais e globais. Reportou diretamente aos Chefes Locais/Regionais e Marketing Global.

Documentos e outras informações