O Conselho Empresarial Brasileiro Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram recentemente o Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil.
O documento foi criado em parceria com a Sitawi Finanças do Bem e contou com a colaboração do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces/FGV-EAESP).
O objetivo do material é fornecer orientações sobre o processo de emissão de títulos verdes – também chamados green bonds – no Brasil. Particularidades do mercado, potencial de desenvolvimento e procedimentos para enquadramento de projetos em relação ao tema também são abordados no documento.
Nesse post, conheça um resumo dos principais pontos do estudo. Confira!
O guia contém um passo a passo para as empresas e instituições interessadas na emissão dos títulos verdes. O documento contempla todas as fases do processo e ainda exemplifica os tipos de emissão possíveis.
Ele pode ser dividido em seis partes:
Ao final do documento, você também tem acesso a um glossário completo, com a explicação dos termos e conceitos mais importantes referentes ao assunto. Inclusive, até a estruturação da oferta de emissão pode ser conferida.
Terminando de ler, você terá uma visão prática das etapas e procedimentos necessários para emitir títulos verdes. O know how das instituições que produziram o guia faz com que o material seja uma excelente referência para dar seus primeiros passos em relação aos green bonds.
O estudo demonstra que, caso você esteja interessado em emitir um título verde ou cogitando fazer esse investimento, é fundamental estudar o mercado antes. Considere e verifique as condições e tendências e obtenha as respostas para ao menos duas perguntas:
A avaliação de riscos também é determinante. Todos os impactos sobre aspectos ambientais, sociais e de governança devem ser analisados pela empresa interessada. São fatores que serão muito relevantes para a concretização do processo de emissão.
Você pode conferir também a lista completa de atividades elegíveis de projetos que podem ser financiados a partir de títulos verdes. Assim é possível descobrir se as atividades que sua empresa pretende financiar a partir dos green bonds são pertinentes ou estão adequadas.
Se quiser saber ainda mais informações sobre títulos verdes no Brasil, leia esse conteúdo do nosso blog. E, claro: baixe o nosso Guia para Emissão de Títulos Verdes agora mesmo! É gratuito!