O documento é uma síntese dos resultados e recomendações do TEEB* para o Relatório de Fundamentos Científicos e Econômicos da Agricultura e Alimentação

 

O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS, acaba de lançar a tradução da publicação “Medindo o que importa em Agricultura e Alimentos”, do TEEBAgriFoood** (TEEB for Agriculture & Food). 

 

A tradução da documento é produto de uma frutífera parceria entre o CEBDS e TEEBAgriFood, que em 2020 resultou em mesas redondas, sessões de treinamentos para empresas, e uma importante contribuição para o debate da agricultura e sistemas alimentares no país. 

 

“Na agenda do CEBDS, o TEEBAgriFood engajou, não só o grupo sobre Sistemas Alimentares, que inclui empresas dos diversos elos da cadeia produtiva de alimentos, mas também empresas com iniciativas de valoração de biodiversidade, que há anos vêm desenvolvendo o tema nas câmaras temáticas do CEBDS. O projeto, deixará uma plataforma muito valiosa para o setor empresarial e país como um todo; e será encabeçada pelo CEBDS e aberta a todo o público interessado em pensamento de capitais”, afirma Nina Soares, analista técnica do CEBDS.

 

O material traduzido pretende chamar atenção para a importância do tema, e trazer metodologias e ferramentas para que os negócios possam medir os impactos e dependências, que as suas operações têm nos diferentes tipos de capitais (natural, produzido, social e humano).

 

“A publicação é uma base fundamental para empresas do setor agrícola e de alimentos, entenderem porquê e como eles têm que medir e valorar as externalidades de suas operações. O material e as demais atividades do TEEBAgriFood Brasil, evidenciam que os impactos e dependências dos negócios em capital natural, social, humano e produzido são altamente materiais, ou seja, têm significância monetária, que podem e devem afetar a tomada de decisão das empresas”, enfatiza Nina.

 

Para ter acesso a plataforma, clique aqui, e se conecte com pessoas, organizações, troque informações, e explore os materiais e estudo de caso sobre valoração de capitais no setor de agricultura e alimentos no Brasil.    

 

O relatório completo de Measuring what Matters in Agriculture and Food Systems do TEEBAgriFood está disponível aqui. O relatório Agricultura 4.0 do CEBDS pode ser baixado aqui.

 

O que você deveria saber? 

 

Há evidências crescentes de que os sistemas de alimentos de hoje estão quebrados. No entanto, as métricas prevalecentes são inadequadas para avaliar o desempenho dos sistemas vigentes, muitas vezes se focando somente em uma perspectiva do quadro a ser analisado. 

 

A abordagem de sistemas adotada pelo TEEBAgriFood analisa toda a cadeia de valor de alimentos, revelando que existem estoques, fluxos, dependências e interações significativas, mas economicamente invisíveis (ou seja, não comerciais) que também devem ser considerados. 

 

Por que o termo ‘Sistema eco-agri-alimentar’?

 

Foi necessário usar o termo ‘Sistema eco-agri-alimentar’ (em vez de ‘Sistemas de Alimentos’) para enfatizar a importância do pensamento nas cadeias de valor e não só nos silos de produção, além de destacar a importância de reconhecer o “eco”, de ecossistema natural. 

 

Pontos de partida para análise TEEBAgriFood:

 

  • Fornecer dietas saudáveis para uma população em crescimento
  • Assegurar sistemas alimentares equitativos, justos e éticos.
  • Reduzir drasticamente os impactos significativos dos sistemas alimentares nos ecossistemas.
  • Melhorar a subsistência de mais de 1,5 bilhão de pessoas atualmente trabalhando na agricultura.
  • Garantir que mercados em bom funcionamento possam distribuir alimentos a todos os consumidores a preços acessíveis.
  • Abordar doenças relacionadas a alimentação e produção de alimentos.

 

Leia mais em Flyer do TEEBAF e Capitals Coalition.

 

Sobre o TEEB*

 

O ‘The Economics of Ecossystems and Biodiversity’ (TEEB) é uma iniciativa organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Ambiente) e coordenada pelo escritório do TEEB em Genebra, Suíça. O ‘TEEB para Agricultura e Alimentação’ (TEEBAgriFood) abrange vários projetos de pesquisa e capacitação no TEEB, com foco na avaliação holística da agricultura e dos sistemas alimentares ao longo de suas cadeias de valor e incluindo suas externalidades mais significativas. Este relatório serve como uma síntese do relatório ‘Fundamentos Científicos e Econômicos’, apoiado pela Aliança Global para o Futuro dos Alimentos.

 

Sobre o TEEBAgriFood**

 

The Economics of Ecosystems and Biodiversity ‘(TEEB) é uma iniciativa global organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), pelo União Europeia e pela Capitals Coalition. O objetivo central do TEEBAgriFood é tornar visíveis todos os custos e benefícios “economicamente ocultos”, principalmente fornecendo uma Estrutura de Avaliação universal e abrangente para auxiliar na tomada de decisão em todos os níveis.

TEEBAgriFood (TEEB for Agriculture & Food) abrange vários projetos que buscam estruturar, realizar e usar avaliações holísticas de sistemas, práticas, produtos, cenários de políticas agrícolas em relação a uma gama abrangente de impactos e dependências nas cadeias de valor de alimentos