As relações entre a Covid-19 e a biodiversidade são próximas e podem dar muitas lições ao homem na sua relação com a natureza. Esse foi o tema de podcast divulgado pela Eletrobras como parte das ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira (5). A série de podcasts Eletrobras 2030 tem como objetivo debater temas relacionados à sustentabilidade, e o último episódio contou com a participação da bióloga Moara Morasche, da área de Sustentabilidade da estatal, e Henrique Luz, coordenador da Câmara Temática de Biodiversidade do CEBDS.

“Quando uma área é desmatada, causa um desequilíbrio que acaba promovendo uma interação entre espécies silvestres e o homem que não teria em ambientes que não são alterados. Dessas interações não naturais podem surgir essas doenças e as pandemias. O coronavírus é um desses . Um vírus que vivia em ambientes silvestres e que passa a causar doenças por causa dessa interação natural”, explicou Morasche.

Segundo a bióloga, a solução passa por recuperar o equilíbrio na relação entre homem e natureza, que foi perdida, e na compreensão do fato de que a preservação dos recursos naturais tem relação com fatores vitais para a vida humana, como a qualidade da água, do ar e dos alimentos.

“A biodiversidade está intrinsecamente ligada a esse aparecimento da Covid. E acho que é um ponto sobre a origem, e temos que pensar que existem diversas outras questões de doenças e outros impactos de uma melhor relação com o meio ambiente que a gente não conhece. O importante é fazer uma boa gestão e o exercício de conhecer a biodiversidade e os riscos que podem surgir e que ainda não sabemos”, disse Henrique Luz.

Ouça o podcast aqui