A Plataforma EU Business @ Biodiversity ligada à Comissão Europeia anunciou recentemente a publicação do terceiro relatório da série “Avaliação das Abordagens de Mensuração da Biodiversidade para Empresas e Instituições Financeiras”. Este relatório de 2021 se baseia nos dois primeiros volumes (2018, 2019) e dá um passo crucial na evolução das abordagens de medição da biodiversidade – testando e avaliando essas abordagens.

 

O relatório apresenta uma roda de navegação de mensuração da biodiversidade – uma estrutura de decisão pragmática para ajudar as empresas a selecionar as abordagens de medição mais adequadas para um contexto de negócios específico.

 

Os principais recursos da roda, conhecida pelo termo em inglês Biodiversity Measurement Navigation Wheel 1.0* são os seguintes:

  • Ela oferece uma abordagem ‘Fast Track’, pois permite considerar vários critérios ao mesmo tempo;
  • Ela se baseia em tabelas de visão geral fáceis de usar, repletas de informações sobre como as ferramentas podem ser diferenciadas de acordo com critérios específicos;
  • Traz novos critérios de seleção, como informações sobre acessibilidade, custos e esforços e o nível de maturidade das ferramentas com base na frequência de aplicação para contextos de negócios específicos;
  • Ela destaca explicitamente a possibilidade de combinar diferentes abordagens e métricas;
  • Reconhece as diferentes perspetivas do setor financeiro e iniciou com uma versão adaptada para esse setor;
  • Abrange 19 abordagens de mensuração da biodiversidade; e,
  • Por último, mas não menos importante, ela foi construída com base em informações (atualizadas) de desenvolvedores de ferramentas e na revisão completa de 16 estudos de caso bem elaborados e revisados ​​de qualidade . Estes são parte integrante do Relatório de Atualização 3 e serão apresentados individualmente no site da Plataforma.

O relatório foi lançado oficialmente no último dia 16 de março em uma sessão dedicada ao desafio empresarial de 10 dias We Value Nature. A discussão detalhou o uso da Roda de Navegação para Mensuração da Biodiversidade e os estudos de caso; e abriu espaço para as empresas fazerem perguntas sobre essas novas ferramentas.

O primeiro e o segundo relatórios da Avaliação das Abordagens de Mensuração da Biodiversidade para Empresas e Instituições Financeiras estão disponíveis online .

*O desenvolvimento da Roda de Navegação faz parte de um esforço coordenado. A Cambridge Conservation Initiative, a Capitals Coalition e a EU Business @ Biodiversity Platform continuam trabalhando em conjunto para apoiar empresas e instituições financeiras a selecionar abordagens de medição da biodiversidade adequadas para seus contextos específicos. A Biodiversity Guidance Navigation Tool, desenvolvida pela Cambridge Conservation Initiative and Capitals Coalition (lançada em breve), integrou os princípios e dados subjacentes da Roda de Navegação de Mensuração da Biodiversidade (lançada como parte deste Relatório de Atualização 3 da Plataforma EU Business @ Biodiversity).

A terceira versão do relatório está disponível no link a seguir: 

https://ec.europa.eu/environment/biodiversity/business/assets/pdf/EU%20B@B%20Platform%20Update%20Report%203_FINAL_1March2021.pdf

Aplicações da vida real de abordagens de mensuração da biodiversidade para empresas e instituições financeiras

A Plataforma EU Business @ Biodiversity iniciou o processo de coleta de estudos de caso, que trazem medições de biodiversidade feitas por empresas e instituições financeiras. Os primeiros 16 estudos de caso serão apresentados a seguir, acompanhados por descrições resumidas das ferramentas de medição.

Um processo estruturado foi instalado para harmonizar as descrições dos estudos de caso de acordo com um modelo acordado. Cada estudo de caso foi avaliado por um painel independente de revisão de qualidade. Cada estudo de caso inclui uma autoavaliação concluída pelos autores do estudo de caso (geralmente uma combinação de desenvolvedor de ferramenta e negócios) que fornece insights adicionais úteis sobre os pontos fortes, limitações e oportunidades de melhoria das abordagens de medição disponíveis.

Desenvolvedores de ferramentas e / ou empresas foram convidados a enviar novos estudos de caso. Os critérios de seleção para ‘novos’ casos serão:

  • Ilustração de uma ‘nova’ abordagem, ou seja, uma abordagem que não é coberta pelos atuais 16 aplicativos;
  • Ilustração de novas aplicações de abordagens ‘existentes’ (por exemplo, uma combinação de aplicação de negócios e área de foco organizacional que ainda não foi coberta);
  • Ilustração de novas funcionalidades importantes de abordagens ‘existentes’.

A plataforma está procurando por empresas que testaram ou estão dispostas a testar diferentes abordagens de medição em um caso semelhante (o chamado ‘estudo de caso multi ferramenta’), pois esses estudos de caso são extremamente importantes para comparar ferramentas de medição.

Os estudos de casos detalhados e as descrições resumidas das ferramentas estão disponíveis em inglês no link a seguir: https://ec.europa.eu/environment/biodiversity/business/workstreams/methods/case-studies/index_en.htm