Instituto LIFE

O Instituto LIFE nasceu para integrar a conservação da biodiversidade aos modelos de negócio, para manter os serviços ecossistêmicos que garantem a funcionalidade das operações, do planeta e da sociedade.

O Instituto LIFE oferece soluções práticas para responder índices financeiros ESG, além de especificamente às Metas 15, 18 e 19 do Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework (GBF-CBD/ONU), consagrando o compromisso do negócio com esta urgente agenda internacional.

Desde 2009, o Instituto LIFE atua como organismo normalizador internacional, sendo responsável pelas Metodologias LIFE e seus sistemas de certificação por terceira-parte:

  • Metodologia LIFE de Negócios e Biodiversidade: Ferramenta internacional que possibilita a inclusão da conservação da natureza na gestão corporativa, de forma integrada, com métricas robustas e confiáveis.

    Aplicada através do software LIFE Key, a Metodologia oferece métricas de desempenho  em biodiversidade que traduzem o balanço entre a pressão do negócio sobre a biodiversidade e as ações positivas realizadas para a  conservação, mostrando o status do negócio no contexto Nature Positive. O saldo deste balanço pode gerar Créditos de Biodiversidade.



    A
    Certificação LIFE de Negócios e Biodiversidade é um reconhecimento que agrega valor às empresas que assumem de forma voluntária sua responsabilidade com a conservação da biodiversidade.

  • Metodologia LIFE de Gestão Territorial Sustentável: define Princípios, critérios e indicadores ambientais, sociais, econômicos, culturais e de governança. Com sua aplicação, organizações públicas e privadas, nos contextos rurais e urbanos, podem avaliar sua contribuição para a sustentabilidade do território onde estão inseridas.

    Aplicada através do software LIFE Territorial, auxilia as organizações na gestão dos indicadores de sustentabilidade de forma rápida, organizada e automatizada, centralizando resultados, evidências e relatórios de desempenho em um único lugar.

    Saiba mais em institutolife.org