Atuação na Amazônia por meio de Territórios Sustentáveis

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2020

Metas envolvidas:

  • 5

    Conhecer a diversidade biológica das áreas de atuação da empresa e, sempre que possível, monitorar e mensurar impactos e dependências

Descrição geral

Em 2011 a Natura cria o Programa Amazônia, que marca a convergência de ações da empresa para a região, potencializando o impacto positivo e possibilitando que as iniciativas pudessem ganhar robustez a partir da atuação em rede. Nesse contexto, foi adotada a estratégia de atuar em Territórios Sustentáveis, focando os investimentos em áreas geográficas prioritárias na Amazônia e respeitando as vocações, recursos e potencialidades locais.

Nos sites da Natura, conservamos, recuperamos e monitoramos e as áreas verdes e a biodiversidade nativa.

[:pb]Programa Natura Amazônia: A partir da estratégia do pilar Lab Amazônia de Desenvolvimento Local, foram definidos territórios sustentáveis prioritários para potencializar os impactos positivos socioambientais nas regiões de atuação do Programa Natura Amazônia. A ideia é criar um modelo socioeconômicoa partir do qual a região amazônica deixe de ser exclusivamente fornecedora de matérias-primas e passe a ter sua vocação tecnológica e sua cultura reveladas e valorizadas, impulsionando o surgimento de oportunidades que tragam benefícios relevantes para a sociedade.

No Médio Juruá (AM) e na Região do Baixo Tocantins (PA), a Natura colaborou com a formação de redes interinstitucionais que conta com a participação de populações locais, organizações governamentais e não-governamentais, institutos de pesquisa e formação, entidades regionais e outras empresas, para identificar seus desafios e prioridades e assim focar em algumas temáticas para o fortalecimento do desenvolvimento local do território. Nesses territórios serão concentrados esforços e investimentos da Natura na região para a promoção e escalabilidade de iniciativas e negócios da sociobiodiversidade.

Meio Ambiente: No Ecoparque, situado em Benevides – Pará, realizamos anualmente a campanha de fauna, onde são avaliadas as condições de conservação de nossas áreas verdes e seus impactos em diversos tipos de espécies vegetais e animais. Assim monitoramos a presença de diversas espécies e a dinâmica de reprodução destas no espaço. O Ecoparque tem uma área verde preservada e em recuperação de mais de 100 hectares. O que antes era uma área degradada encontra-se agora em recuperação de fauna e flora.

No site de Cajamar, São Paulo, mantemos preservada um área de mais de 20 hectares, na qual temos recuperado a mata nativa ao longo do tempo. O que antes era uma área ocupada por essencialmente por eucaliptos, agora tem cobertura de Mata Atlântica nativa em grande parte do terreno. Esse processo trouxe diversas espécies de fauna que antes não estavam presentes. Realizamos anualmente estudos sobre dinâmica ecológica com foco na vegetação.

Programa Natura Carbono Neutro: Dentro da estratégia de compensação de Carbono escolhemos investir em projetos que também tragam benefícios ambientais e sociais. São projetos de conservação da biodiversidade, reflorestamento, substituição de combustíveis fósseis e eficiência energética. Para incentivar outras empresas a atuar da mesma forma lançamos a Plataforma Compromisso pelo Clima em 2017. A iniciativa conecta empresas a projetos criteriosamente selecionados criando um portfólio de iniciativas socioambientais geradoras de créditos de carbono.[:]

[:pb]Nos territórios do Programa Natura Amazônia temos como direcionamento fortalecer o modelo de atuação via redes locais visando potencializar as iniciativas com foco em uso sustentável da biodiversidade e em conservação e regeneração ambiental. Pretendemos potencializar a nossa atuação em sete territórios prioritários até 2030.

Nos sites de Cajamar, São Paulo, e no Ecoparque, Benevides – Pará, manteremos a política e iniciativa de realização de levantamentos de dados periódicos sobre a fauna e a flora e o direcionamento de promover a conservação e a regeneração ambiental.[:]

[:pb]O conjunto de compromissos e metas atrelados à biodiversidade e à promoção de impacto social e ambiental positivos são monitorados trimestralmente e disponibilizados no Relatório de Investidores e divulgados no Relatório Anual.[:]