Biodiversidade é parte da Estratégia de Sustentabilidade da Bracell

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2024

Metas envolvidas:

  • 1

    Inserir o tema de biodiversidade na estratégia de negócios da empresa

Descrição geral

A Bracell lançou sua Visão e Estratégia de Sustentabilidade em 2021, com um roadmap de três anos com foco em seis pilares – Produção Responsável, Clima, Biodiversidade e Paisagens, Pessoas e Cultura, Inclusão Social e Governança. Em 2023, revisitou seus objetivos estratégicos e assumiu compromissos de longo prazo em sua agenda de sustentabilidade, lançando o Bracell 2030, com 14 metas conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) , focadas em quatro temas: Ação pelo Clima; Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade; Promovendo Crescimento Sustentável; e Empoderando Vidas. Especificamente o pilar Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade tem metas de conservação de vegetação nativa, proteção de espécies e certificação de áreas para soltura de animais silvestres.  

São parte do pilar Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade a (I) Conservação de 230 mil hectares de vegetação nativa em áreas públicas nos estados de São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul; (II) Proteção de espécies endêmicas e ameaçadas; (III) Dobrar o número de áreas certificadas para soltura de animais silvestres em áreas Bracell, apoiando a reintrodução de animais; (IV) Apoio a projetos de pesquisa para conservação da biodiversidade. As metas irão nortear os projetos da companhia para a estratégia de sustentabilidade. 

A Bracell endereçará as ações norteadoras para o Bracell 2030, abrangendo: estratégia de conservação e preservação para incremento da biodiversidade; gestão de riscos de desmatamento e de incêndios, com foco em prevenção; compliance à legislação, certificações e protocolos nacionais e internacionais.

O monitoramento será realizado por meio da evolução do cumprimento das metas ao longo do ano. As metas do pilar Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade do Bracell 2030 serão acompanhadas em relação ao progresso de seu cumprimento, ao longo do ano, pela liderança da Companhia e por um comitê diretivo, constituído pela alta liderança da Bracell. Os resultados serão divulgados no Relatório de Sustentabilidade para transparência aos interessados.