Conhecer para proteger

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2021

Metas envolvidas:

  • 5

    Conhecer a diversidade biológica das áreas de atuação da empresa e, sempre que possível, monitorar e mensurar impactos e dependências

Descrição geral

Consideramos a biodiversidade desde o planejamento até a operação de nossos projetos, por meio do diagnóstico, mapeamento e avaliação dos impactos mais relevantes, bem como de ações de monitoramento, mitigação e compensação. As empresas Eletrobras realizam ações de monitoramento de flora e fauna, monitoramento de espécies ameaçadas, programas de conservação de flora e fauna e estudos para identificar e mensuras os impactos e dependências em relação a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Avaliação dos impactos e dependências das diferentes tipologias de operação das empresas Eletrobras em relação a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos

  • Preservar o material genético florestal da área de influência dos empreendimentos como no Programa de Conservação do Germoplasma Florestal da UHE Tucuruí da Eletronorte, que em 2019 foi responsável pela doação de 1,6 milhão de sementes de 89 espécies
  • Identificar as áreas de desova e desenvolvimento inicial da ictiofauna nativa, de forma a prover dados para a correlação entre fatores ambientais, reprodução, desova e sustentabilidade dos estoques pesqueiros como nos programas de Monitoramento de Ovos e Larvas de Peixes na UHE Itaipu e no PARNA Ilha Grande e nos programas de monitoramento da icitiofauna nas usinas hidrelétricas de Furnas.
  • Identificação das rotas migratórias através de programas como Monitoramento da Migração de Peixes na Área de Influência da UHE Itaipu e monitoramento da icitiofauna nas usinas hidrelétricas de Furnas.
  • Levantamento de dados sobre a sustentabilidade dos estoques pesqueiros, parâmetros das espécies desembarcadas e perfil socioeconômico dos pescadores através de ações como o Monitoramento da Pesca Profissional na UHE Itaipu.
  • Identificação e quantificação de espécies que sirvam de parâmetro para caracterizar os diferentes níveis de restauração ambiental em áreas recuperadas como no Projeto de Ocorrência e Dinâmica Populacional de Formigas na Região da UHE Itaipu em Função de Diferentes Estágios de Recuperação da APP. O projeto é desenvolvido em parceria com a Embrapa Florestas, Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR). Como resultados temos a identificação de 171 espécies de formigas, sendo 2 com primeiro registro no Brasil, 16 com primeiro registro no estado do Paraná e 3 novas para a ciência.
  • Inventário e monitoramento de fauna e flora nas usinas hidrelétricas e linhas de transmissão de Furnas, no Refúgio Biológico Bela Vista, em uma pareceria entre a Fundação Parque Tecnológico ITAIPU, UNILA e UFABC e na Usina Nuclear
  • Avaliação de impactos e dependências relacionadas a biodiversidade através do levantamento e avaliação dos impactos dos empreendimentos sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos e identificação dos recursos prioritários e dependências, identificação e análise dos riscos relacionados à biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos que incidem sobre as empresas Eletrobras, avaliação das oportunidades e proposição de estratégias relacionadas à biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos para melhoria da gestão das empresas.

As ações relatadas têm sido relatadas de forma contínua sem previsão para encerramento.

Monitoramento através de relatórios anuais com os índices de realização do Programa Germoplasma Florestal. Os indicadores utilizados são: quantidade de sementes produzidas; quantidade de mudas de produzidas; número de espécies florestais coletadas, monitoramento fenológico, índice de análise de sementes, quantidade de sementes doadas e quantidade de mudas doadas. A divulgação se faz por meio das ações de comunicação social da Eletronorte, tanto para o público externo como interno da empresa.

(2), (3), (4) e (5) Monitoramento através de relatórios de acompanhamento das atividades realizadas. Indicador utilizado é o número de programas executados. A divulgação das informações é feita através de publicações científicas em periódicos especializados, através do site das empresas e também publicações visando a divulgação científica (Guias e Livros).

(6) Monitoramento através dos indicadores de índices de diversidade biológica e de ecologia da paisagem – composição. Divulgação através de relatórios e publicações (científicas, guias e livros) e workshops.

(7) Monitoramento das ações de gestão implementadas nas empresas. Divulgação no site da Eletrobras. https://eletrobras.com/pt/Paginas/Acervo-de-Documentos-Tecnicos.aspx

https://eletrobras.com/pt/Paginas/Biodiversidade.aspx