Conservação da biodiversidade

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2022

Metas envolvidas:

  • 4

    Desenvolver e incentivar estudos, projetos de pesquisa, tecnologia e inovação, que contribuam para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos

Descrição geral

A Votorantim Cimentos se destaca como uma empresa que constrói parcerias sólidas e duradouras. Levando em conta a necessidade de conservação da biodiversidade, trabalha para estabelecer relações em prol da inovação e produção de materiais técnicos.

A Cooperação Técnica entre a Votorantim Cimentos, RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica) e SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia) direciona seus esforços para o desenvolvimento de projetos voltados para conservação do patrimônio natural e valorização de ativos ambientais nas localidades onde a companhia atua. No âmbito desta parceria, já foram desenvolvidos inúmeros projetos para fins de identificação, conservação e gestão do patrimônio natural, arqueológico e espeleológico, bem como publicação de materiais técnicos relacionados a estes.

Com intuito de promover a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, a VC continua atuando como um dos patrocinadores do Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica no Brasil. Em dezembro de 2021, junto com a celebração dessa parceria, a VC foi reconhecida por seu envolvimento junto ao Legado e como um de seus fundadores.

Aumentar o número de parcerias com instituições locais, próximas a unidades operacionais da VC. Para tanto será desenvolvido um Padrão de Definição de modo a direcionar a captação de parcerias e projetos de pesquisa, que contribuam para desenvolvimento de metodologias e inovação sobre a recuperação e conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

Em primeiro momento será avaliada por meio de número de parcerias firmadas e posteriormente os resultados alcançados pelos projetos propostos.