Desenvolvimento de pesquisas e projetos voltados para a biodiversidade

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2020

Metas envolvidas:

  • 4

    Desenvolver e incentivar estudos, projetos de pesquisa, tecnologia e inovação, que contribuam para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos

Descrição geral

1) Criação, pela Diretoria de Engenharia de FURNAS, da Linha de Pesquisa (P&D) com o Tema Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

2) Programa de reintrodução experimental, monitoramento populacional e genético de três espécies de peixes ameaçadas de extinção da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul: Piabanha (Brycon insignis) e Surubim do Paraíba (Steindachneridium parahybae) (UHE Simplício –Queda Única)

3) Projeto de Monitoramento do Mutum-de-Penacho e do Aracuã (UHE Marimbondo – PAN Galiformes)

4) Projeto de Conservação de Felinos (UHE Batalha – PAN dos Pequenos Felinos)

[:pb][:pb]1) Em 2020, foi criada, dentro da Diretoria de Engenharia de FURNAS, uma Linha de Pesquisa sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Isto faz com que projetos inovadores sobre o tema sejam captados com maior facilidade, pois serão vistos como estratégicos. A expectativa é que a chamada pública 2021 contemple projetos de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. O projeto é próprio, mas os projetos de pesquisa serão em parceria.

2) Projeto ainda a ser iniciado. Projeto em parceria com o ICMBio.

3) Até o momento foram registrados 39 contatos com Crax fasciolata e dois com Ortalis remota. Projeto Próprio.

4) Projeto ainda não iniciado.[:][:]

[:pb][:pb]1) Prazos 2020 – Inclusão o tema como Linha de pesquisa em Furnas; 2021 – Realização da primeira chamada pública com a Linha de Pesquisa aberta.

2) Prazos: 2022 – Início do Projeto

3) Prazo de término em 2020.

4) 2020/2021 – Início do Projeto[:][:]

[:pb][:pb]1) Indicadores: Nº de projetos apresentados; Monitoramento: Equipe Própria; Relatórios anuais de sustentabilidade; índices de sustentabilidade empresarial e Compromissos. Publicidade das informações: Divulgação da Linha de Pesquisa em Edital público no site da Empresa. Futuramente, com Projetos de P&D existentes, a publicidade será através de Intranet e Site de Furnas; Publicações científicas (artigos, resumos) e também publicações visando a divulgação científica (Guias e Livros).

2) Indicadores: Número de espécimes de espécies ameaçadas reintroduzidas;

3) Indicadores: Número de registros das espécies alvo Crax fasciolata e Ortalis remota

4 )Indicadores: Estimativa populacional de cada uma das espécies de felinos na região da UHE Batalha; 2, 3 e 4) Monitoramento: Através de relatórios encaminhados oficialmente ao IBAMA; Relatórios anuais de sustentabilidade; índices de sustentabilidade empresarial.

Publicidade das informações: publicidade será através de Intranet e Site de Furnas; Publicações científicas (artigos, resumos) e também publicações visando a divulgação científica (Guias e Livros).[:][:]