Estratégia pautada na mitigação de impactos, na inovação, educação, pesquisa e desenvolvimento, na atuação voluntária e no engajamento de comunidade

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2020

Metas envolvidas:

  • 1

    Inserir o tema de biodiversidade na estratégia de negócios da empresa

Descrição geral

A EDP Brasil possui uma estratégia de atuação em biodiversidade pautada na mitigação de impactos, na inovação, educação, pesquisa e desenvolvimento, na atuação voluntária e no engajamento de comunidades.
A hierarquia da mitigação define-se como uma sequência de ações para: antecipar e evitar os potenciais impactos, minimizar, restaurar e compensar, quando impactos residuais ainda permanecerem.
No âmbito da inovação, pesquisa e desenvolvimento, a EDP busca desenvolver e incentivar estudos, projetos de pesquisa, projetos educacionais, tecnologia e inovação, que contribuam para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.
A atuação voluntária na proteção da biodiversidade, por sua vez, ocorrerá independentemente das obrigações legais em conservação. Como voluntários, os colaboradores podem atuar juntamente com EDP, em diversas ações de conservação da natureza.
Por fim, a EDP possui um compromisso para o desenvolvimento humano e social executado através de ações em todo o Brasil. Brasil. No âmbito da biodiversidade, a empresa busca engajar as comunidades das regiões de atuação da empresa de forma a fortalecer o seu envolvimento com a conservação da biodiversidade.

Considerando o escopo da estratégia de biodiversidade, a EDP Brasil decidiu aumentar a participação dos colaboradores com relação ao tema e disseminar os conhecimentos na cadeia de valor. Esse objetivo será alcançado através das seguintes ações:
(a) Ampliar a comunicação da estratégia de biodiversidade e de suas ações vinculadas na cadeia de valor;
(b) Implantar SGA (Sistema de Gestão Ambiental) que trate biodiversidade e serviços ecossistêmicos em 100% das Unidades de Negócio da EDP Brasil;
(c) Ampliar o programa de voluntariado em biodiversidade. O programa de voluntariado em Biodiversidade é constituído de ações voluntárias, coordenadas por colaboradores da EDP e que resultam em impacto positivo na biodiversidade. São exemplos de ações que já ocorrem hoje: a limpeza de praias, plantios voluntários e ações de restauração ambiental em parques, praças e espaços públicos.

Nossa meta é, até 2022, envolver 100% das Unidades de Negócio com as ações da estratégia de biodiversidade. Em síntese:
(a) Até 2022, ampliar a Comunicação da estratégia de biodiversidade na cadeia, aumentando o número de ações de comunicação relacionada ao tema.
(b) Até 2022, garantir SGA que trate biodiversidade e serviços ecossistêmicos em 100% das UNs.
(c) Até 2022, aumentar o número de voluntários em ações de biodiversidade.

O conjunto de compromissos e metas atrelados serão monitorados anualmente e seus resultados disponibilizados nos diversos canais de comunicação da EDP, com maior destaque para o Relatório Anual.