Gestão de riscos e prevenção de impactos em biodiversidade

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2024

Metas envolvidas:

  • 2

    Aplicar a hierarquia da mitigação, prevenir, mitigar, recuperar e compensar impactos à biodiversidade, ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos.

Descrição geral

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Bracell estabelece protocolos e processos desenvolvidos em conformidade com a hierarquia da mitigação para: identificar e avaliar os aspectos e impactos ambientais significativos; acompanhar a execução de auditorias internas; gerenciar as ações necessárias de prevenção e/ou mitigação de impacto; monitorar e avaliar o processo de ação corretiva e ação preventiva; controlar os documentos, processos e ações para garantir que o cultivo e a colheita do eucalipto sejam desenvolvidos de forma ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável; sintetizar as informações do Plano de Manejo Florestal. O normativo interno atende à Política de Sustentabilidade da Bracell e suas diretrizes de Proteção e conservação do meio ambiente, e à Estrutura de Sustentabilidade em Florestas, Fibras, Celulose e Papel do grupo Royal Golden Eagle (RGE), do qual a empresa faz parte. A Política de Sustentabilidade é um normativo público, divulgado e reforçado entre os stakeholders estratégicos da companhia, disponível no site da Bracell 

https://www.bracell.com/institucional/governanca-e-certificacoes/

A Bracell desenvolveu processos e ações para identificar e avaliar os aspectos e impactos ambientais significativos; acompanhar a execução de auditorias internas; gerenciar as ações necessárias de prevenção e/ou mitigação de impacto; monitorar e avaliar o processo de ação corretiva e ação preventiva; controlar os documentos, processos e ações para garantir que o cultivo e a colheita do eucalipto sejam desenvolvidos de forma ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável; sintetizar as informações do Plano de Manejo Florestal. 

É importante destacar que a hierarquia da mitigação é aplicada à operação florestal por meio da condução de processos do sistema de gestão ISO 14001, na Unidade de Alagoinhas-BA, além da gestão de certificações como o CERFLOR/PEFC e Madeira Controlada, os quais instruem e exigem que a empresa tenha estruturas e rotinas para avaliar riscos, aspectos e impactos a partir da sua presença e operações nas regiões de atuação. 

A partir disto, definem-se ações para prevenir, mitigar, recuperar e compensar eventuais impactos negativos à Biodiversidade, em conformidade aos princípios da ISO 14001 e certificações florestais. A Bracell realiza avaliação de risco, dispõe de matriz de materialidade, matriz de aspectos e impactos ambientais, procedimentos operacionais, sistema de gestão de desvios operacionais, auditorias internas e externas, monitoramentos, análises e definição de ações que seguem a hierarquia da mitigação. 

São parte do planejamento da Bracell em aplicação da hierarquia da mitigação:

–  Manter em uso os conceitos das normas ISO 14001, na Unidade Florestal de Alagoinhas-BA e certificações florestais (CERFLOR/PEFC) em ambas, Unidades Florestais de Alagoinhas-BA e Lençóis Paulista-SP.

– Atualizar o sistema de gestão de desvios, análises e recomendações para mitigação dos desvios, em 2022.

– Implantar a ferramenta de gestão integrada da paisagem objetivando análises e recomendações pela integridade regional, em 2023.

A Bracell afere os resultados por meio da Curva S dos projetos de atualização do sistema de gestão de desvios, análises e recomendações para mitigação dos desvios. Também por meio do reporte de indicadores de sustentabilidade (GRI), publicados no Relatório Sustentabilidade da companhia (publicado anualmente) – para o caso dos projetos da operação florestal. Nas operações florestal e industrial, também são monitorados e reportados periodicamente indicadores para o atendimento aos padrões de certificação, e registradas reuniões estratégicas sobre o tema e suas respectivas análises críticas. 

As operações industriais também passam por auditorias externa e interna, periodicamente, da ISO 14001, que visam o cumprimento no Norma. Os certificados emitidos são mantidos e periodicamente revalidados. Também é utilizado sistema para registro dos desvios, análises de causa, providências e mitigação dos desvios encontrados.