Hierarquia de Mitigação

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2021

Metas envolvidas:

  • 2

    Aplicar a hierarquia da mitigação, prevenir, mitigar, recuperar e compensar impactos à biodiversidade, ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos.

Descrição geral

Para que a Anglo American possibilite um impacto positivo sobre a biodiversidade nas regiões onde atua, atingindo assim uma de suas metas do Plano de Mineração Sustentável, é imprescindível que a aplicação da Hierarquia de Mitigação seja aplicada em todo o ciclo de vida de suas operações.  Nesse sentido, as operações da Anglo American no Brasil vêm trabalhando desde a concepção dos projetos para que todos os passos que compõe a Hierarquia de Mitigação sejam seguidos, inclusive com o apoio da Fauna and Flora International para aplicação da metodologia em todos as fases dos empreendimentos da Anglo American.

Em 2018, a Anglo American revisou as suas diretrizes para conservação da Biodiversidade e um novo procedimento foi emitido para utilização obrigatória por todas as unidades de negócio, o qual fornece as diretrizes para que as unidades da Anglo American tenham um impacto positivo sobre a biodiversidade nas regiões onde ela atua.   Esse documento determina que deve ser analisado todos os riscos à biodiversidade nos locais onde a empresa atua e após isso deve se implementar consistentemente a hierarquia de mitigação seguindo os processos de evitar, minimizar e restaurar os potenciais impactos adversos sobre a biodiversidade. Entretanto, quando restarem impactos residuais sobre as características de biodiversidade significativas, após a aplicação da hierarquia de mitigação, as Unidades de Negócio devem implementar compensações/reparações de biodiversidade e investi em programas de conservação da biodiversidade alinhados às iniciativas relevantes em nível local, regional e/ou nacional.

A partir da publicação do Procedimento de Biodiversidade citado acima, cada unidade de negócio está desenvolvendo seu Programa de Gerenciamento da Biodiversidade, o qual norteará todas as ações que as unidades de negócio deve desenvolver em sua região de atuação, no qual constará inclusive as diretrizes para a aplicação da Hierarquia de Mitigação em todo o ciclo de vida do empreendimento. Para a construção desse documento todas as unidades de negócio do Brasil passaram em 2019 por uma Avaliação do Valor da Biodiversidade específica, cuja avaliação foi conduzida pela Fauna and Flora International.

Indicadores qualitativos e quantitativos relacionados à biodiversidade ainda estão em fase de definição, os quais posteriormente serão incluídos no Sistema de Gerenciamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e no Programa de Gerenciamento da Biodiversidade das Unidades de Negócio. Essas informações foram divulgadas em portais de comunicação internos, onde todos os empregados tiveram acesso.