Inserção de ingredientes da biodiversidade do desenvolvimento de produtos

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2020

Metas envolvidas:

  • 1

    Inserir o tema de biodiversidade na estratégia de negócios da empresa

Descrição geral

Como empresa líder em inovação e tecnologia cosmética na América Latina, estamos sempre buscando aprimorar o nosso jeito de inovar. Para a Natura, os desafios socioambientais são transformados em oportunidades de negócios. Neste sentido, reconhecemos a necessidade de atuar na conservação ambiental e fomentar o uso sustentável da biodiversidade a partir da criação de ingredientes cosméticos e de produtos inovadores com potencial de gerar impacto socioambiental positivo na nossa rede de relações. Desde 2000, a biodiversidade brasileira passou a ser uma estratégia fundamental da plataforma tecnológica da Natura. Em 2011, com o Programa Natura Amazônia, direcionamos e fortalecemos a pesquisa de ingredientes e as cadeias da sociobiodiversidade na região Amazônica.

Esta trajetória da atuação da Natura em sociobiodiversidade está ligada à criação de Ekos nos anos 2000, a primeira marca da empresa a utilizar ingredientes da biodiversidade brasileira em seus produtos, a qual inicia um novo modelo de negócios pautado pela valorização da floresta em pé e pelo desenvolvimento socioeconômico da povos e comunidades tradicionais.

[:pb][:pb]Política Natura de Uso Sustentável de Produtos e Serviços da Sociobiodiversidade: esta política segue princípios da Convenção da Diversidade Biológica e elabora diretrizes para o uso sustentável da biodiversidade, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e o relacionamento com comunidades agroextrativistas.

Programa Natura Amazônia: desde 2000, assumimos o compromisso de desenvolver alternativas econômicas sustentáveis e inclusivas para a Amazônia. Em 2011, direcionamos as iniciativas para transformar desafios socioambientais em oportunidades de negócio no Programa Natura Amazônia visando escalar as ações na região, conectando atores diversos e gerando impactos socioambientais para além das comunidades com quem se relaciona diretamente. O programa atua em três pilares estrurantes: Ciência e Tecnologia e Inovação, Cadeias Produtivas e Lab Amazônia para desenvolvimento local, em parceria com as comunidades fornecedoras, organizações não governamentais e a esfera pública. Como ambição 2020, assumimos compromissos com a sociobiodiversidade indicados na Visão de Sustentabilidade 2050, documento que reúne os compromissos da empresa para um desenvolvimento sustentável.

Selo UEBT (União para o BioComércio Ético (UEBT): assegura o compromisso com o biocomércio ético, a conservação da biodiversidade e fomento do desenvolvimento socioeconômico da cadeia de fornecedores dos nossos ativos. A companhia é membro desde 2007 da União para o BioComércio Ético (UEBT) que certifica o sistema de gestão dos ingredientes naturais e verifica cadeias de ingredientes da sociobiodiversidade. Nosso sistema de verificação das cadeias da sociobiodiversidade garante a rastreabilidade de 100% das comunidades fornecedoras da Pan-Amazônia.

Visão de Sustentabilidade 2050: Lançada em 2014, se conectou de tal maneira à nossa estratégia que influenciou a visão corporativa de Natura &Co e, mais do que um plano de sustentabilidade, representa um compromisso de todo o negócio com o impacto positivo. Queremos que nossa atuação possa contribuir para proteger e regenerar todo o ecossistema ao qual pertencemos. Os compromissos da Ambição 2020 da Visão de Sustentabilidade 2015 são acompanhados trimestralmente internamente e divulgados no Relatório Anual. O ciclo do conjunto de metas em temas como biodiversidade, entre outros, se encerrará no fim de 2020. Até 2019, o índice de atingimento desses compromissos chegou a 70%.

Jeito de Inovar: vale lembrar que as fórmulas do portfólio Natura priorizam o uso de ingredientes de origem natural, de fontes renováveis e da sociobiodiversidade amazônica. Mantemos o compromisso de utilizar somente ingredientes que não colocam em risco a segurança de nossos consumidores nem ao meio ambiente e estamos em linha com as legislações internacionais e outras boas práticas de mercado.

Embalagens Ecoeficientes: para desenvolver embalagens, também nos inspiramos nos conceitos de ecodesign e buscamos criar soluções que representem a proposta de valor de nossas marcas, que sejam fáceis de usar e que gerem o menor impacto ambiental.[:][:]

[:pb][:pb]O ano de 2020 será ainda relevante para a empresa com dois marcos: os 20 anos da linha Ekos e o fim do primeiro ciclo de metas da Visão de Sustentabilidade 2050 da Natura. A empresa segue na perseguição da Ambição 2020 e ampliará suas ações para o futuro, bem como repactuação de compromissos públicos e evoluções de métricas de sociobiodiversidades atreladas à estratégia do negócio.

Também seguimos para ampliação da consciência de consultoras e consumidores e nos ajudem a mobilizar nossa rede de relações para construir uma sociedade mais sustentável e mais bonita através das nossas três Causas atuando num modelo de impacto positivo: Amazônia Viva, Mais beleza, menos lixo e Cada pessoa importa.[:][:]

[:pb][:pb]O conjunto de compromissos e metas atrelados à biodiversidade e à promoção de impacto social e ambiental positivos são monitorados trimestralmente e disponibilizados no Relatório de Investidores e divulgados no Relatório Anual.

As ambições 2020 relacionadas à atuação na Amazônia e à biodiversidade são:

Garantir que 30% do total de insumos consumidos pela Natura Brasil, em valor, sejam provenientes da região pan-amazônica.

Alcançar 10 mil famílias nas cadeias produtivas da Pan-Amazônia.

Movimentar R$ 1 bilhão em volume de negócios na região pan-amazônica.

Implementar um parque industrial tecnológico (Ecoparque) na Amazônia brasileira

Desenvolver estratégia para os territórios da sociobiodiversidade na região pan-amazônica e das comunidades do entorno de nossas principais operações no Brasil, por meio do diálogo e da construção colaborativa com as populações e os atores locais.[:][:]