P&D em conservação da biodiversidade

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2024

Metas envolvidas:

  • 4

    Desenvolver e incentivar estudos, projetos de pesquisa, tecnologia e inovação, que contribuam para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos

Descrição geral

A Bracell realiza pesquisas para contribuir com a conservação da biodiversidade e de serviços ecossistêmicos. Esses objetivos de preservação também integram os protocolos de gestão das operações florestais que têm alto rigor em relação ao atendimento das recomendações da área de P&D Florestal. A Bracell também dispõe de uma equipe de Extensão Florestal dedicada à transferência de tecnologia (elaboração de manuais técnicos, realização de treinamentos, entre outras ações) e ao suporte técnico de rotina às operações florestais, com especial ênfase na garantia da qualidade das florestas. 

A Bracell realiza pesquisa em manejo florestal com o objetivo de recomendar práticas silviculturais mais eficientes para conservação de solos; Manejo Integrado de Pragas, com a aplicação de controle biológico sempre que possível; e ecofisiologia florestal (monitoramento e zoneamento climático, planejamento da paisagem, espaçamento de plantio, modelagem da produtividade florestal etc.). 

A Bracell está trabalhando para valorar três serviços ecossistêmicos (SE) identificados como prioritários para a companhia – carbono, polinização e solos, com o objetivo principal de compreender o Capital Natural sob influência da operação florestal.  A companhia também participa de fóruns e programas de pesquisa como o Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF), Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e universidades locais.

As ações serão aferidas por meio da Curva S dos projetos de serviços ecossistêmicos.