Plano de Mineração Sustentável

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2020

Metas envolvidas:

  • 1

    Inserir o tema de biodiversidade na estratégia de negócios da empresa

Descrição geral

A sociedade moderna espera que a indústria de mineração dê uma contribuição positiva para o desenvolvimento socioeconômico, reduzindo sua pegada ambiental e garantindo a conservação da biodiversidade. Nesse sentido, no início de 2018, a Anglo American lançou o seu Plano de Mineração Sustentável, que foi construído por meio de um amplo envolvimento interno e externo e análise de oportunidades e riscos críticos, e levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esse Plano é composto por três pilares globais: Liderança Corporativa Confiável, Comunidades Prósperas e Ambiente Saudável. No pilar de Ambiente Saudável, existem metas específicas relacionadas à biodiversidade cujo objetivo é obter ganhos positivos para a biodiversidade em todas as regiões de atuação da Anglo American. Após o lançamento das metas, a Anglo American revisou as suas diretrizes para conservação da Biodiversidade e um novo procedimento foi emitido para utilização obrigatória por todas as unidades de negócio.

A Anglo American no Brasil, vem desenvolvendo ao longo dos anos inúmeras iniciativas e investimentos voltados à conservação da biodiversidade, dentre os quais podemos citar:

  • Estudos científicos em parceria com instituições de pesquisa com foco em conservação da Biodiversidade (Embrapa, EMATER, UFLA, UFV, USP, dentre outras);
  • Lançamento de Chamadas para financiamento de projetos de pesquisa voltados à obtenção de um impacto positivo para biodiversidade das regiões de atuação da Anglo American.
  • Reabilitação de áreas degradadas;
  • Plantios compensatórios;
  • Manutenção de viveiro florestal com espécies nativas das regiões de atuação da Anglo American;
  • Ações educativas e de conscientização com as comunidades de entorno dos empreendimentos minerários e com os empregados.

O Plano de Mineração Sustentável da Anglo American define como meta até 2030: – Proporcionar impacto positivo sobre a biodiversidade (NPI – Net Positive Impact) nas regiões de atuação da Anglo American; – Formalizar parcerias para apoiar a obtenção do NPI, que são alinhados com a biodiversidade regional e nacional existente. Para garantir o atingimento dessas metas, são realizados self-assessments anualmente em todas as unidades de negócio, cujos resultados e os planos de ação desenvolvidos são acompanhados por especialistas em biodiversidade da Corporativo Global da Anglo American e pela ONG Fauna and Flora International. Para as parcerias com instituições de pesquisa já existentes, existe um plano de trabalho e cronogramas definidos de acordo com os objetivos do projeto de pesquisa. Além disso, a partir da publicação do Procedimento de Biodiversidade citado acima, cada unidade de negócio está desenvolvendo seu Programa de Gerenciamento da Biodiversidade, o qual norteará todas as ações que as unidades de negócio deve desenvolver em sua região de atuação nos próximos anos.

Indicadores qualitativos e quantitativos relacionados à biodiversidade ainda estão em fase de definição, os quais posteriormente serão incluídos no Sistema de Gerenciamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e no Programa de Gerenciamento da Biodiversidade das Unidades de Negócio. Os resultados serão publicados anualmente no Relatório de Sustentabilidade da Anglo American.

Documentos para download