Plano de potencialização da biodiversidade

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2022

Metas envolvidas:

  • 2

    Aplicar a hierarquia da mitigação, prevenir, mitigar, recuperar e compensar impactos à biodiversidade, ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos.

Descrição geral

Realizar o diagnóstico dos impactos positivos e negativos a biodiversidade com relação a implantação, operação e descomissionamento da ferrovia e terminais, com base nos programas ambientais já estruturados para atendimento das condicionantes ambientais das licenças vigentes e diagnósticos complementares.

Para a operação da ferrovia e terminais já existem os programas ambientais que amparam as licenças de operação (LO), onde eles já enquadram avaliações periódicas dos principais impactos em forma de condicionantes ambientais, como programas de efluentes, resíduos, flora e fauna, onde para o Plano de Potencialização da Biodiversidade apenas é necessário realizar uma parametrização em escala comparável.

– Avaliar com base nos programas ambientais já estruturados para atendimento das condicionantes ambientais das licenças vigentes;

– Elaboração de matriz de impactos/relevância e mapeamento de stakeholders;

– Estabelecer a hierarquia dos impactos mapeados a biodiversidade;

– Definição do plano de ação e estratégias com base na hierarquia definida, potencializando as ações para mitigação e geração de impacto positivo ao longo do tempo previsto no compromisso.

– Executar os planos de ação, buscando parcerias estratégicas e geração de valor para a companhia e para a sociedade

Os Indicadores serão baseados no diagnóstico ambiental a ser definido até 31/12/2023, para posterior definição dos critérios específicos, monitoramento e o modelo de publicidade das informações.