Projeto Arboreto

Ficha Técnica

Empresa

Ano:

2021

Metas envolvidas:

  • 5

    Conhecer a diversidade biológica das áreas de atuação da empresa e, sempre que possível, monitorar e mensurar impactos e dependências

Descrição geral

Identificar espécies nativas dos locais onde a empresa está inserida a fim de promover educação ambiental e senso de pertencimento para as comunidades ao entorno.

Projeto Arboreto está em estruturação pelo Grupo Sabará, incentivado pelo atingimento da meta 5 do Compromisso para a Biodiversidade e, portanto, suas atividades ainda não se iniciaram. Este projeto visa a identificação e reconhecimento de espécies endêmicas da biodiversidade dos locais onde o Grupo Sabará possui unidades de produção e utilizar espaços verdes dessas unidades para o plantio e cultivo dessas espécies.

O Grupo Sabará entende que como possui unidades de negócio baseadas na biodiversidade brasileira, o conhecimento adquirido, monitoramento e mensuração de seus impactos, bem como a internalização e contribuição para o desenvolvimento da biodiversidade local faz parte de sua missão como empresa.

O Projeto Arboreto prevê a identificação dos biomas nas quais as unidades estão inseridas, e suas espécies de relevância local, bem como a identificação do público a ser atingido em cada local e possíveis parceiros para o projeto (como por exemplo, escolas e ONGs locais).

Uma vez identificadas as espécies, deverá haver a identificação de áreas nas unidades para que haja o plantio e a criação de um espaço de cultivo, no projeto deverá ser previsto desde o reaproveitamento do material orgânico das áreas verdes como mudas para doação para os colaboradores e sociedade, previsão da criação de um material para distribuição via redes sociais com o intuito de promover a conscientização coletiva sobre a vegetação local e, desse modo contribuir indiretamente para a conservação da biodiversidade nativa através da disseminação de conhecimento. Pretende-se atingir o público nacional e internacional com este material de forma estruturada até 2025, entretanto este deve se caracterizar como um projeto contínuo.

Serão estabelecidas metas de engajamento, bem como monitoramento de eventos com potenciais parceiros do projeto, incluindo o número de participantes e sua divulgação, de modo a identificar o atingimento do público. Além disso, a divulgação deste projeto será realizada através das redes sociais do Grupo Sabará bem e seus resultados consolidados no Relatório Bianual do Grupo.