A iniciativa Aligning Biodiversity Measures for Business (em português, Alinhamento de Medidas de Biodiversidade para Empresas) publicou recentemente um artigo de revisão sobre os motivadores e as práticas atuais em torno de medição, relatórios e divulgação de negócios e o papel dessas abordagens na divulgação de negócios futuros para informar as metas da política global. 

 

O documento de revisão pretende ainda fornecer recomendações para os formuladores de políticas criarem uma mudança radical na ação empresarial para medir os impactos, dependências e desempenho da biodiversidade.

 

A iniciativa Aligning Biodiversity Measures for Business é liderada pelo UNEP-WCMC em parceria com mais de 20 organizações que reúnem as principais partes interessadas para melhorar a clareza e construir consenso sobre como as empresas e instituições financeiras podem medir e relatar o desempenho.

 

Com foco em 2021, as principais mensagens e recomendações do Documento de Revisão serão adaptadas em um Documento de Informação para submissão à Convenção da Diversidade Biológica, na preparação para a próxima reunião do Órgão Subsidiário de Implementação. 

 

Principais recomendações do documento*:

 

  1. Conscientizar as empresas sobre o valor da biodiversidade e como medir os impactos e dependências

 

  1. Garantir um marco global da biodiversidade pós-2020 relevante para os negócios

 

  1. Exigir divulgação obrigatória do desempenho corporativo em biodiversidade

 

A intenção é que esses dois documentos aumentem a conscientização sobre as ações necessárias para permitir que a sociedade entre em uma nova fase da política global de biodiversidade que mede e rastreia os impactos e dependências comerciais da biodiversidade. Isso é essencial para incentivar e ampliar as boas práticas de gestão da biodiversidade no setor privado e desencorajar práticas inadequadas que continuam a levar à perda de biodiversidade.

 

O artigo de revisão está disponível para download no seguinte link: http://wcmc.io/aligning_measures_corporate_reporting_disclosure_Dec2020

 

*para saber mais detalhes sobre as recomendações, acessar link acima.