Os processos dentro das empresas estão passando por grandes transformações e o olhar que as organizações dedicam, hoje, à sua cadeia produtiva e relação com fornecedores também está mudando.
O ciclo de vida dos produtos, por exemplo, é pensado de maneira sustentável desde a extração da matéria-prima até sua disposição final. Veja um manual de como as empresas devem proceder para incluir os critérios de sustentabilidade ao realizar suas compras. Confira!
O envolvimento da alta administração da empresa à incorporação de práticas de sustentabilidade influencia diretamente nas diretrizes que outras áreas da organização recebem a seu respeito, e também naquilo que é esperado que elas apliquem sobre o tema.
Dessa forma, o envolvimento e direcionamento da alta gestão representa um imprescindível apoio, que suporta o desenvolvimento de suas práticas. À medida que os altos cargos dentro da organização se mostram interessados a inserir esse tipo de iniciativa, toda a equipe de colaboradores se contagia e abraça a causa, otimizando e acelerando o processo de inserção nos processos da empresa.
É de vital importância que a equipe de compras esteja ciente da importância da implementação de critérios de sustentabilidade ao processo de aquisições da empresa. Isso exige, por exemplo, que o time saiba conceitos como:
Dessa forma a interlocução com este tema será mais rica, refletindo diretamente na escolha e avaliação dos critérios de seleção de uma maneira mais conectada com o negócio e com a realidade do mercado.
A comunicação entre as duas áreas – compras e sustentabilidade – é imprescindível para garantir a coerência da preparação do racional da seleção dos fornecedores. A área de sustentabilidade contribui para o esclarecimento sobre os itens materiais da empresa e para definição sobre o escopo dos critérios de seleção.
Quando os dois setores criam uma relação de harmonia, os conceitos são aplicados com maior facilidade, tornando o processo otimizado e mais fácil de ser compreendido.
Para iniciar uma boa relação com os fornecedores e de forma transparente, é essencial a elaboração de um plano de comunicação a fim de informá-los os critérios de avaliação aos quais serão submetidos.
Isso garante uma relação saudável entre as partes e também fomenta a proatividade daqueles que ainda não se inserem nos padrões exigidos pelas organizações.
Para ampliar os canais de comunicação com os fornecedores, é interessante adotar:
Também é comum que as empresas se questionem a respeito da veracidade de informações passadas pelos seus parceiros e fornecedores. É possível reduzir o risco do uso de informações que não correspondam à realidade através de:
Um dos principais objetivos é tornar a maior parte dos processos sustentáveis e não tão somente a compra. Por isso, o engajamento de fornecedores se torna um ganho a mais no caso desses aderirem às iniciativas e práticas sustentáveis, conferindo melhorias de redução de impacto tanto social quanto ambiental.
A matriz de materialidade da empresa é um dos insumos necessários à elaboração do racional de compras proposto. É essencial que ela esteja estruturada e acessível à pessoa responsável diretamente pelas compras.
Por exemplo, se é definido que somente produtos com design projetado para reduzir seu impacto ambiental dentro de um “ciclo de vida” podem ser adquiridos, é essencial que os responsáveis por determinar as compras da organização estejam cientes para que possam optar por aqueles que se encaixam nos padrões exigidos pela empresa.
Caso a empresa não faça uso desta ferramenta, é indicado que ela seja elaborada sob a liderança da área de sustentabilidade da organização para que possa servir ao processo de compras.
Engajar a alta administração da empresa, capacitar a equipe de compras, instaurar um relacionamento dinâmico e transparente com os fornecedores através de matrizes de materialidade e outros aspectos dentro da sustentabilidade, conferem ganhos enormes às organizações.
Aproveite para baixar gratuitamente o “Manual de Compras Sustentáveis” do CEBDS. É só clicar no link abaixo! Qualquer dúvida, deixe o seu comentário!