Nosso maior ativo, responsabilidade de todos nós

Movimento
Empresarial pela
Amazônia

Após um ano de publicação do Comunicado do Setor Empresarial Brasileiro, nasce o Movimento Empresarial pela Amazônia que tem como propósito manifestar preocupação com a percepção negativa da imagem do país no exterior em relação às questões socioambientais na Amazônia e demais biomas brasileiros e reforçar o apoio e participação do setor empresarial brasileiro para a tomada de ações positivas.

No último ano, a iniciativa mostrou-se ainda mais necessária e o setor empresarial encontrou aqui espaço para levantar a sua voz sobre a Amazônia.

No documento Comunicado do setor Empresarial Brasileiro, lançado em julho de 2020, CEOs e representantes de empresas e organizações dos setores industrial, agrícola e de serviços, além do terceiro setor manifestaram-se sobre o tema.

O objetivo é que os representantes do Movimento Empresarial pela Amazônia mantenham interlocução direta com diversas instituições e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para construir uma agenda efetiva em defesa do desenvolvimento sustentável.

Baixe o documento

A importância
da Amazônia

A floresta Amazônica é a maior das florestas tropicais do mundo e acomoda mais da metade da biodiversidade do planeta. Nela estão presentes cerca de 30 milhões de espécies de animais e aproximadamente 30 milhões de pessoas vivem na região.

Toda essa biodiversidade possui um valor inestimável e um grande papel no ciclo de água e do carbono, além de uma vastidão de plantas de uso farmacêutico, cosmético, alimentício, entre outros.

Estamos em um momento delicadíssimo em que à medida que as florestas são queimadas e desmatadas, a biodiversidade é perdida e o processo de emissões de gases do efeito estufa e o aquecimento global é intensificado, alcançando índices alarmantes e causando problemas potencialmente irreversíveis.

Em nenhum momento da história o futuro da humanidade e do planeta dependeu tanto da nossa capacidade de entendimento de que vivemos em um único ecossistema e de que a nossa sobrevivência está diretamente ligada à preservação e valorização dos seus recursos naturais.

Principais pontos do Comunicado do Setor Empresarial Brasileiro

Combate inflexível e abrangente ao desmatamento ilegal na Amazônia e demais biomas brasileiros.

Inclusão social e econômica de comunidades locais para garantir a preservação das florestas.

Minimização do impacto ambiental no uso dos recursos naturais nas atividades econômicas daí derivadas.

Valorização e preservação da biodiversidade como parte integral das estratégias empresariais.

Adoção de mecanismos de negociação de créditos de carbono.

Direcionamento de financiamentos e investimentos para uma economia circular e de baixo carbono.

Pacotes de incentivos para a recuperação econômica dos efeitos da pandemia da
COVID-19 condicionada a uma economia circular e de baixo carbono.

Atualizações sobre o tema

Participantes do movimento

O Comunicado do Setor Empresarial Brasileiro conta com assinaturas de lideranças empresariais, sendo algumas delas com larga experiência em soluções de negócios que partem da bioeconomia, com valor agregado e rastreabilidade dos produtos.

Além das empresas signatárias, que abrangem os variados segmentos econômicos, tais como comércio, serviços, indústria e financeiro, há ainda investidores que aderiram ao documento e apoio de instituições e associações.

Quero participar!

Instituições articuladoras